Luta do Sinpro e dos professores aposentados garante pagamento das pecúnias de 2015

Fruto de muita luta realizada pelo Sinpro e pelos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais aposentados(as), o Governo do Distrito Federal pagou a pecúnia da licença-prêmio de todos(as) os(as) profissionais que se aposentaram nos meses de outubro e novembro, quitando o ano de 2015. O pagamento foi realizado neste sábado (25) e o crédito já está disponível na conta destes(as) servidores(as).
A luta pelo pagamento da pecúnia, direito garantido pela Lei Complementar nº 840/2011 e que assegura que este benefício deve ser pago em até 60 dias após a aposentadoria, motivou um acampamento de nove dias no Palácio do Buriti (novembro de 2016). Neste período um grupo de diretores do Sinpro, professores(as) e orientadores(as) aposentados(as) permaneceu no local em vigília reivindicando o pagamento do benefício.
Segundo a coordenadora da Secretaria de Assuntos dos Aposentados Silvia Canabrava, o pagamento deste benefício dá tranquilidade e o sentimento de justiça àqueles que trabalharam a vida toda por uma educação pública de qualidade. “Só conseguimos este avanço no pagamento das pecúnias porque travamos uma luta muito grande com o governo. Ficamos acampados no Buriti por nove dias e estaremos firmes para lutar até que todos recebam seus benefícios”, salienta a diretora, comentando que o GDF se comprometeu em discutir com o Sinpro o pagamento das pecúnias a partir de 2016. “O GDF fez o compromisso de em março discutir com o sindicato o pagamento das pecúnias dos que se aposentaram a partir de 2016 e garantiu que as mesmas não cairão em exercício findo”.
O Sinpro continuará defendendo os(as) professores(as) e orientadores(as), cobrando do governo o cumprimento das leis e lutando pelo respeito aos direitos da categoria.