Luta contra a privatização da educação pública marca visita da IE ao Uruguai

2022 03 12 internacional da educacao mujica heleno

Foto: Internacional da Educação

Após viagem à capital argentina, Buenos Aires, foi a vez de Montevidéu, no Uruguai, receber a comitiva da Internacional da Educação, entidade a qual a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) faz parte.

>> Saiba como foi a visita da Internacional da Educação a Argentina.

De acordo com o vice-presidente da Internacional da Educação, Roberto Leão, a entidade participou ativamente do apoio à campanha contra a privatização das escolas públicas uruguaias.

“Nós fizemos reuniões em vários espaços com a FENAPS [Federação Nacional dos Professores do Ensino Secundário do Uruguai] e com a FUNTEC [Federação Uruguaia do Magistério], com o intuito de debater a questão e mostrar o quão prejudicial essa lei será para a educação do Uruguai”, assegurou Leão.

 

Encontro com Mujica

A agenda deste sábado (12) contou com a visita ao ex-presidente da República do Uruguai, José Pepe Mujica. Segundo o presidente da CNTE, Heleno Araújo, a reunião foi emocionante e de grande aprendizado. “Com sua experiência, nos falou sobre a diferença entre conhecimento e sabedoria e nos disse, ainda, que a educação tem que ser pública e trabalhada para a felicidade das pessoas. Educar com acolhimento e amor, ter educação para ser feliz. Ficamos encantados e encantadas”, afirmou.

2022 03 12 internacional da educacao mujica

Foto: Internacional da Educação

Terminada a reunião, o secretário-geral da Internacional da Educação, David Edwards, falou à imprensa local sobre o motivo da visita ao ex-presidente uruguaio. “Estamos analisando a situação, as mudanças na política educacional e seu impacto nas escolas públicas. Estamos muito preocupados com a situação contra o sindicalismo de professores aqui”, afirmou.

“O Uruguai tem um sistema educacional muito mais avançado em termos de governança do que qualquer outro país que eu conheça. Para mim, é muito preocupante que tudo possa desmoronar”, concluiu.

 

Plesbiscito

Para Roberto Leão, a semana foi bastante exitosa e acredita que a Internacional da Educação mostrou aos trabalhadores de educação da América Latina o compromisso cada vez maior com a educação pública, além de sua participação efetiva na luta, quando se faz necessário.

Ele lembra que a vice-presidente da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), Fátima Silva, concedeu várias entrevistas falando sobre a importância de votar, no plebiscito uruguaio marcado para o dia 27 de março, pelo cancelamento da lei que privatiza o ensino público do país. “Eu considero que tivemos uma agenda bastante corrida, mas também com muito compromisso, com a defesa da educação pública e de qualidade para todos e todas”, concluiu.

2022 03 12 internacional da educacao uruguai

Foto: Internacional da Educação

 

Internacional da Educação

A Internacional da Educação tem 383 organizações membros, representando mais de 32 milhões de professores e pessoal de apoio à educação em 178 países e territórios ao redor do mundo.

Entre seus principais objetivos estão a defesa da educação gratuita, de qualidade e com financiamento público, e a promoção e desenvolvimento de organizações democráticas independentes que representem professores e trabalhadores da educação para criar laços de solidariedade e cooperação entre eles e as instituições.

Fonte: CNTE