Dia Mundial de Luta contra a Aids

O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) nos anos 80, quando o mundo viu a doença se espalhar e tornar-se latente a necessidade de controlar a contaminação. Celebrada todos os anos no dia 1° de dezembro, a data busca dar visibilidade aos métodos de prevenção e de enfrentamento da doença, bem como aos cuidados com as pessoas que convivem com o vírus HIV.

A conscientização é uma poderosa ferramenta contra a Aids e contra o preconceito. “O diagnóstico e o tratamento da doença avançaram muito, bem como o combate ao preconceito, e tudo isso se deve à ampliação da consciência entre as pessoas”, afirma Élbia Pires, diretora do Sinpro. “É por isso que a data é importante, e nós a utilizamos todos os anos para promover debates”, completa.

Este ano, a sede do Sinpro receberia estudantes da rede pública do DF para, mais uma vez, debater a importância do Dia Mundial de Luta contra a Aids. Entretanto, com a triste notícia da perda do nosso companheiro Melquisedek Aguiar, diretor do Sinpro, a atividade foi cancelada em sinal de luto.