Lula e Mujica participam da abertura do 12º Concut; acompanhe ao vivo

Já está em curso o 12° Congresso Nacional da CUT – Concut, que teve início nesta terça-feira (13) e segue até esta sexta-feira (16), no Palácio de Convenções do Anhembi, na zona norte da capital paulista. A atividade pode ser acompanhada ao vivo pela internet (clique aqui). A CUT também lançou um aplicativo para acompanhar o 12º Congresso Nacional (clique aqui). O objetivo principal do Congresso é eleger a nova direção e traçar os rumos políticos e de lutas nos próximos quatro anos.
Neste ano, o Concut tem como tema “Educação, Trabalho e Democracia”. Serão discutidos assuntos como conjuntura nacional e internacional, democracia e direitos, crise e política econômica alternativa, entre outros. Na abertura do evento, os ex-presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Uruguai, José Pepe Mujica, participarão de ato em defesa da democracia.
Em seu bojo, o Congresso traz uma importante novidade, a paridade de gênero. Aprovada no 11º Concut, a medida faz da CUT a primeira central sindical do mundo a adotar tal prática. Dessa forma, dos 44 dirigentes da entidade, 22 serão homens e 22, mulheres.
Os mais de cem sindicatos filiados à CUT Brasília elegeram 142 delegados de base para representar o DF e o entorno de forma mais ampla e plural no Congresso Nacional da CUT. Todos os delegados eleitos participaram do 13º Congresso da CUT Brasília-Cecut, realizado em final de maio. Ao longo dos meses que antecederam o Cecut, a categoria de cada sindicato elaborou um conjunto de análises, proposições e moções. Após os debates e as aprovações no Cecut, as resoluções foram sistematizadas no caderno de textos – pós cecut, documento que será apresentado e debatido em São Paulo ao longo do Congresso Nacional da CUT.