Luta de Chico Mendes é tratada em peça encenada por Lucélia Santos

O espetáculo Vozes da Floresta – Chico Mendes Vive, encenado pela atriz Lucélia Santos, chega em Brasília e os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais sindicalizados(as) terão uma sessão exclusiva neste domingo (23), às 18h, no Teatro dos Bancários (314/315 BL A – Asa Sul). O Sinpro terá direito a 430 convites e os(as) interessados(as) poderão pegar seus ingressos na sede do sindicato (SIG) de quarta-feira (19) a sábado (22), de posse da carteirinha de filiado(a). Os ingressos também estarão disponíveis no domingo, no próprio Teatro dos Bancários, caso ainda tenham disponíveis. Para se certificar que ainda existem convites disponíveis, ligue no Sinpro. Cada educador(a) terá direito a um acompanhante. Os ingressos não estão mais disponíveis nas subsedes.

A atriz encena a memória da luta de Chico Mendes, sob a companhia e o olhar histórico de Valdiza Alencar e Cecília Mendes, três mulheres da resistência que dão o tom da peça. Elas intercalam seus sentimentos e paixões em narrativas que são a voz do próprio Chico Mendes. Ele é o fio condutor no relato da história coletiva do movimento de resistência dos seringueiros acreanos, sendo, em essência, a sua própria história também.

No espetáculo, trechos inéditos de sua entrevista gravada há 34 anos são usados para retratar o ápice do conflito entre seringueiros e ruralistas. A persistência em resistir contra a derrubada da floresta onde vivia e trabalhava serviu e serve até hoje como exemplo para as gerações presentes e futuras.

A peça traz a defesa de um legado que precisa perdurar. A força e a voz de Lucélia em cena, celebram e honram os ideais de Chico.

MATÉRIA EM LIBRAS