Livro que aborda a questão da distorção idade-série será lançado em Planaltina

A cidade de Planaltina recebe, na sexta-feira 8 de novembro, o lançamento do terceiro livro da professora Marli Dias Ribeiro, “O menino da última carteira”. A obra é resultado de sua tese de doutorado em educação, na área de políticas públicas e gestão “A distorção idade-série na perspectiva da gestão democrática escolar”, defendida em 2023 na Universidade Católica de Brasília.

O lançamento do livro acontece às 19h na Chocolates Pão de Mel e Cia, em Planaltina (St. Tradicional Q53, lote 10-A).

“O livro aborda a cultura e o desafio do fracasso escolar, e aponta algumas questões práticas para superar essa questão”, conta a autora.

A distorção idade-série é um dos grandes desafios da educação no DF e no Brasil. São muitos estudantes atrasados, com prejuízos educacionais, culturais e econômicos. Marli atuou como Diretora Geral do Ensino Fundamental no DF de 2018 a 2020, período em que desenvolveu um programa escrito com a participação de todas as escolas que atendiam estudantes com esse perfil, o Programa Atitude.

Marli é professora de matemática e química da rede pública, e começou a atuar como coordenadora.

“Sempre fui muito interessada pelas questões da Gestão democrática. Fiz uma especialização no tema, que me obrigou a escrever um pouco mais. Daí eu tomei gosto, e comecei a escrever ensaios, poesias, e mesmo artigos acadêmicos, que deram vazão à minha necessidade de escrita”, conta Marli. “A partir desse momento, eu percebi o quanto escrever é interessante e me faz bem. Mergulhei nesse mundo fascinante”.

Marli Dias Ribeiro é professora, palestrante e escritora. Tem mais de 29 anos de experiência em gestão escolar, coordenação e formação de professores e gestores. Doutora e Mestra em Educação, Pós-graduada em Educação no Sistema Penitenciário e Especialista em Gestão Escolar. Formação Internacional em Liderança Escolar. Tem artigos e textos publicados em livros e revistas no Brasil e no Exterior. Escreve no Blog http://www.eudiretora.blogspot.com.br

Tem como diferencial ter ajudado a aprovar todos os projetos de pesquisa de seus mentorados.

Marli também é autora de “Por uma escrita rebelde no stricto sensu” e “Pardas poesias: sobre ser, fazer e sentir”.