Estudantes do CEF 18 de Ceilândia publicam livro

Os estudantes dos oitavos anos do Centro de Ensino Fundamental 18 (CEF 18) de Ceilândia produziram o livro Tempos de luta: histórias do período regencial. Fruto do trabalho realizado ao longo de 2022 pelas turmas com a professora Fabiana Macena, de História, a publicação reúne histórias em quadrinhos elaboradas a partir de pesquisa e análise das revoltas populares do período regencial (1831-1840), com ênfase na participação política de pessoas excluídas de direitos políticos, sociais e civis.

Ao produzirem narrativas sobre esses movimentos, os estudantes construíram outras explicações possíveis, ao destacar, por exemplo, a participação de homens e mulheres pobres, escravizados e indígenas. Dessa forma, os jovens também inventam novas formas de ser/estar no mundo e se tornam agentes do processo de produção do conhecimento.

Além do valor pedagógico, a circulação desse trabalho leva o conhecimento desde a sala de aula para além dos muros da escola: “O livro é também uma forma de publicizar a produção do saber histórico escolar, ressaltando o protagonismo dos estudantes na elaboração de conhecimento”, aponta a professora Fabiana.

O livro Tempos de luta: histórias do período regencial foi publicado pela Editora Paruna, e pode ser acessado gratuitamente através do link abaixo.

Clique aqui para ler