Livro “A Cápsula do Tempo da Pedra Fundamental” foi lançado no CED Stella dos Cherubins
Na terça-feira (12/12), no CED Stella dos Cherubins em Planaltina, ocorreu o lançamento do livro “A Cápsula do Tempo da Pedra Fundamental do DF: Uma Mensagem para o Futuro”.
Este projeto se iniciou ano passado, quando a cápsula do tempo foi enterrada na Pedra Fundamental, em Planaltina, no dia 07/09/2022 quando a mesma completou 100 anos, para ser desenterrada daqui a exatamente 100 anos. Nela, estão fotos, documentos, textos, pen drive com cantos de passarinhos, dentre outros itens.
“Registramos as comemorações durante todo o ano do centenário da Pedra Fundamental e dos lugares históricos de Planaltina. Foi desenvolvido um trabalho dos professores junto aos alunos da escola, aliás há um capítulo todo do livro para o CED Stella”, diz Mara Müller, coordenadora da escola.
O evento contou com cerca de 150 pessoas, dentre eles professores, alunos, deputados e funcionários da regional de ensino. Três comendas foram entregues.
E foi apresentada uma outra cápsula do tempo, em alusão à que está enterrada, de um trabalho desenvolvido pelo professor de história com os estudantes.
O livro
A obra, organizada por Iassana Rodrigues e Robson Eleutério, interdisciplinar e transversal, conta com a apresentação do jornalista Bartolomeu Rodrigues e prefácio do historiador regional Ramir Curado. O professor Robson Eleutério fala de história; a professora Iassana Rodrigues de geografia e cultura; o professor Raul Torres sobre turismo; a ambientalista Mara Moscoso sobre meio ambiente; os professores Mara Müller, Jhenifer, Geraldo Ramiere aceitaram a execução do projeto Baú das Artes no CED Stella dos Cherubins e dessa experiência surge o capítulo final do livro.
O coletivo conta com personagens da sociedade civil organizada, com objetivo de serem ouvidos pelo poder público. Uma dessas reivindicações culminou na importante defesa de que o território necessita: a preservação do cerrado e toda a cultura cerratense que o rodeia.
A transversalidade está no depósito da cápsula do tempo e a participação de ações pedagógicas com a escola CED Stella dos Cherubins de Planaltina.