Livro aborda o repensar matemático e a mediação da aprendizagem

Repensar a aprendizagem matemática e a mediação pedagógica, a partir da perspectiva de que todos aprendem matemática dentro e fora da escola, é o eixo central do livro Mediação da aprendizagem e educação matemática. A obra é resultado de uma pesquisa realizada por seis professores(as) da Secretaria de Educação do DF que fizeram mestrado na Universidade de Brasília (UnB) em Educação Matemática.

Segundo o professor Cristiano Muniz (@Cristianoamuniz), o livro apresenta diferentes perspectivas do fazer matemática de nossas crianças e educadores(as) dos anos iniciais, e as pesquisas falam sobre como se dá a aprendizagem matemática nos(as) alunos(as) e como os professores têm papel importante nessa aprendizagem, por meio da mediação dessa aprendizagem. “A qualificação dos processos de aprendizagens matemáticas escolares é concretizada quando o conhecimento matemático não é assumido mais como objeto rígido e inflexível, mas como uma construção complexa e humana, plena de possibilidades que testemunham a diversidade dos processos do aprender matemática”, ressalta Muniz.

Os capítulos apresentam desde a possibilidade da discussão da criatividade matemática nas crianças, os papéis das reflexões dos erros das crianças, enquanto alicerce dos processos metacognitivos, até os desafios de uma reeducação dos professores para assumirem novas possibilidades da matemática no currículo como motor propulsor do desenvolvimento humano. 

O livro pode ser adquirido pelo site www.editoraappris.com.br.