Live sobre o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência será nesta segunda (28)

O Sinpro-DF realiza, nesta segunda-feira 28/9, uma live sobre o “Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência”. A apresentação virtual será às 15h, com três temas. O primeiro, com a psicóloga clínica e do trabalho e mestre em saúde pública pela Fiocruz, Luciane Kozicz Reis Araújo, abordará a “falta de acessibilidade na rede pública de ensino do Distrito Federal”.

O segundo tema será sobre “legislação versus realidade”, com o advogado Paulo Henrique Queiroz Pereira dos Santos. O terceiro, cujo título é “saúde mental versus preconceito e discriminação”, será abordado por Jorge Antônio Monteiro de Lima, antropólogo, psicólogo e fundador do Instituto Olhos da Alma Sã.

A live será acompanhada pelos diretores do Sinpro-DF Alberto Ribeiro e Carlos Maciel e transmitida pelos canais digitais do sindicato YouTube, Instagram e Facebook.
 
Histórico
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi criado para conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, combater o preconceito e a inacessibilidade pública.

O preconceito e a inacessibilidade pública são atitudes responsáveis por dificultar a vida dessas pessoas. A data foi criada, oficialmente, pela Lei nº 11.133, em 14 de julho de 2005. No entanto, há registros de sua celebração desde 1982.

A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes, que atua em prol das pessoas com deficiência desde 1979.

Skip to content