Live com gestores ressalta preocupações com o retorno das aulas presenciais

O Sinpro realizou mais uma Live na quinta-feira (23), desta vez com os(as) gestores(as) de escolas públicas do Distrito Federal. A atividade foi uma proposta apresentada pelo sindicato durante a última reunião com estes(as) profissionais, e contou com a presença de 30 gestores(as).

Durante o encontro os(as) participantes fizeram uma avaliação do momento que estamos vivendo e de várias dificuldades enfrentadas nesta pandemia. Dentre as dificuldades apontadas estão a falta de repasse do GDF para a Educação; a ausência de informações e de clareza por parte da Secretaria de Educação; de como estão sobrecarregados de atribuições; dos problemas decorrentes da falta de Internet e de equipamentos para estudantes carentes, o que impossibilita o ensino. Mas mesmo diante de tantas dificuldades e de todo descaso da SEE, os(as) gestores(as) ressaltaram que os(as) professores(as) estão conseguindo desenvolver o trabalho, mesmo nunca tendo atuado com a educação básica nesta plataforma.

Servidores infectados

Outro ponto colocado foi o fato de alguns gestores terem contraído a COVID na entrega da Cesta Verde. Outros foram infectados nas escolas devido a aglomeração para a entrega de materiais pedagógicos. O Sinpro ressalta a importância do isolamento e vê com muita preocupação os(as) gestores(as) terem a necessidade de estar presentes nas escolas, sendo que o ideal é só o vigilante estar no local.

Durante a Live a direção do Sinpro ressaltou a necessidade de o governo fazer o mínimo, que é oferecer as condições para que estudantes carentes tenham a estrutura necessária para uma educação de qualidade.

A diretoria do Sinpro enfatiza, mais uma vez, que a categoria voltará à normalidade, mas exige a segurança necessária para que professores(as), orientadores(as), estudantes, servidores(as) e a comunidade escolar não sejam contaminados com a COVID-19. Infelizmente, este não é o momento certo para este retorno. O Distrito Federal, assim como o restante do Brasil, está com a curva de contaminações e mortes em alta, e a aglomeração de pessoas nas escolas agravará ainda mais este cenário.  

É importante que outros(as) gestores(as) entrem neste movimento, façam este debate com sua comunidade escolar, converse com os pais, mães e estudantes na tentativa de sensibilizá-los para que o retorno aconteça em um momento seguro para todos.

O Sinpro lançou um clipe sobre o Coronavírus, que está sendo divulgado nas redes sociais do sindicato. Compartilhe o vídeo, divulgue em suas redes sociais e vamos, juntos, lutar por um retorno das aulas presenciais em um ambiente totalmente seguro para todos nós.

Convidamos professores(as) e orientadores(as) a tirarem fotos manifestando sua mensagem sobre o retorno seguro, e marcar o Sinpro em suas redes sociais. As imagens poderão ser enviadas para o telefone 99323-8131.