Lançamento do centenário da Pedra Fundamental de Brasília

O Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Trois realizou na última quinta-feira (9/6) a comemoração dos 100 anos do Lançamento da Pedra Fundamental de Brasília.

O projeto envolve os professores da escola, alunos e a comunidade escolar, em parceria com o professor Robson Eleutério, historiador e coordenador do Ecomuseu Pedra Fundamental. É um trabalho interdisciplinar e coletivo desenvolvido durante todo o ano letivo, culminando com o “ IX Passeio Ciclístico” que já se tornou símbolo de nossa escola e da cidade, no dia 07 de setembro de 2022.

Em formato de obelisco, a Pedra Fundamental de Brasília, localizada em Planaltina, foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1922, durante a comemoração do centenário da independência do Brasil. Na ocasião, o presidente dos Estados Unidos do Brasil, Epitácio Pessoa, fez assentar a pedra fundamental da futura capital do país, a 10 km de Planaltina. Baseada no sonho de Dom Bosco, a pedra fundamental caracterizaria o ponto central do Brasil, “entre os paralelos 15 e 20 graus”.

O obelisco foi recentemente reformado pelo GDF.