Lançamento de curta sobre o rombo da dívida pública tem novo local

O Sinpro informa que o lançamento nacional do curta-metragem O Complô, no dia 1º/3 às 19h, terá um novo local: Teatro dos Bancários (EQS 314/315 – Brasília). O documentário, baseado em livro homônimo do deputado federal Hermes Zaneti, revela manobras políticas por trás da dívida pública brasileira.

Após a sessão, haverá um debate com os(as) convidados(as) sobre esse esquema que beneficia os rentistas e as instituições, enquanto retira dinheiro do orçamento em educação, saúde e políticas públicas. Hermes Zaneti, Luiz Alberto Cassol e Roseli Faria (Analista de Planejamento e Orçamento) já estão confirmados para o debate.

A discussão sobre a gestão da dívida pública é um dos temas mais interditados dentro da sociedade brasileira. Na maior parte das vezes é “naturalizada” como um problema técnico-econômico a ser gerenciado de maneira responsável. O pagamento dos juros sobre o estoque da dívida enriquece os agentes financeiros e as elites, além de colaborar com a precarização da oferta e qualidade dos serviços públicos.

No período da feitura da Constituição de 1988, o deputado Hermes Zaneti tentou estabelecer um artigo que auditasse as origens e o crescimento da dívida pública brasileira, que ultrapassou R$ 7,1 trilhões em 2022. As propostas foram barradas na época, mas inspiraram, 35 anos depois, a criação do curta-metragem O Complô.

Essa história tem raízes nos anos 70 e 80, que passou pelos debates e envolveu tramas às claras e às escuras na Assembleia Nacional Constituinte, em momentos narrados e fartamente documentados no livro “O complô – como o sistema financeiro e seus agentes políticos sequestraram a economia brasileira” (Verbena Editora; 280p., 2017), de Hermes Zaneti.

Contar essa história e revelar essas tramas é também desmascarar a narrativa daqueles atores que tentam vender para a sociedade que os nossos direitos sociais, conforme aprovados pela Assembleia Constituinte e dispostos na Constituição Federal de 1988 não cabem no orçamento público, e, portanto, teríamos que escolher entre aceitar a precária prestação de serviços públicos de saúde, educação, previdência, assistência social, transporte, moradia e cultura como vem ocorrendo, ou pagar para ter acesso ao serviços de melhor qualidade (escolas privadas, planos de saúde e de previdência privada, etc).

 

Serviço: Lançamento nacional do curta-metragem ‘O Complô’

Quando: 1º de março, às 19h

Onde: Teatro dos Bancários (EQS 314/315 – Brasília)

Quanto: entrada franca limitada à capacidade do teatro (473 lugares)

Debate: após a exibição do filme haverá debate com convidados.

Coquetel: será servido um coquetel aos presentes.

Público-alvo: professores, educadores, críticos de cinema, jornalistas, políticos e interessados no tema

Assista ao teaser: bit.ly/teaserOComplo

Link para transmissão on line: https://youtube.com/live/3B22daf-4EY?feature=share