Lançado o Prêmio Luiz Gushiken de Jornalismo Sindical e Popular

premio int
Ponto alto das atividades desta quarta-feira (13), a CUT Brasília promoveu o lançamento do Prêmio Luiz Gushiken de Jornalismo Sindical e Popular, que visa a reconhecer os trabalhos de profissionais e dirigentes que colaboram para a promoção da comunicação sindical e popular, para a defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores e da população excluída, para as lutas por justiça e igualdade social e para a democratização dos meios de comunicação. Além disso, procura estimular a produção e a pesquisa de estudantes universitários sobre a comunicação sindical e popular.
O presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto, classificou o prêmio como de alta relevância, pois valoriza os profissionais que militam, trabalham, na área da comunicação sindical. “É uma oportunidade de valorizar quem colabora com os avanços e conquistas para a classe trabalhadora, seja escrevendo textos, fazendo vídeos, publicando charges, ou seja, com materiais que ajudam a levar nossa mensagem para toda a sociedade, defendendo os interesses dos trabalhadores”.
Idealizador do prêmio, o secretário nacional de Organização e Política Sindical da CUT, Jacy Afonso, enfatizou o protagonismo da CUT regional e lembrou a trajetória histórica de Luiz Gushiken. “O Gushi era uma pessoa extraordinária e esse prêmio se tornará disputado. Será um orgulho para qualquer um ter um prêmio desse peso em casa. Ele [Gushiken] discutiu uma nova democratização dos meios de comunicação, como criou as mídias regionais. Esse prêmio consegue juntar o debate sobre a democratização dos meios de comunicação, o papel do sindicalista e o papel do jornalista que transmite essas informações, reconhecendo o trabalho que Gushiken teve sempre na busca de unidade”, lembrou.
“Esse prêmio homenageia um dos precursores da mudança sindical bancária. Gushiken participava ativamente da produção de material de comunicação do sindicato, da distribuição. Isso em 1979. Anos mais tarde, já na presidência da República, ele nunca deixou de discutir esse assunto, que os trabalhadores têm que ter a sua pauta, têm que discutir como enfrentar as dificuldades nas empresas e se a gente não se comunicar – ele sempre dizia isso – nossa força será diminuída. Esta é uma homenagem mais do que justa”, destacou o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo.
A diretora do Sindicato dos Professores no DF (Sinpro), Rosilene Corrêa, – apoiadora do prêmio e dedicada ao desenvolvimento da comunicação sindical – enfatizou que esta foi uma iniciativa acertada. “A homenagem é merecida e movimenta os jornalistas, questionando a qualidade do enfrentamento que fazemos na disputa pela hegemonia. Temos muito a fazer, pois nossa responsabilidade é grande”.
Para o coordenar-geral do Sindicato dos Jornalistas, Jonas Valente, a CUT Brasília deu um passo importante, “pois é muito importante ter um prêmio que olhe para o jornalismo sindical e popular, reconhecendo essa forma de jornalismo. O prêmio vem como um marco para valorizar esses profissionais”, disse.
O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, lembrou a figura de Luiz Gushiken, “um visionário, uma pessoa que acreditava no futuro”. Segundo Vagner, muito mudou, muito foi feito, mas há muito a fazer e o prêmio reforça a crença no poder transformador da classe trabalhadora.
Premiação
A premiação da primeira edição do concurso está prevista para outubro deste ano, em data e local a ser anunciado.
O regulamento do Prêmio Luiz Gushiken de Jornalismo Sindical e Popular, com categorias de trabalhos, prazo e procedimentos de inscrições, e demais informações estão no próprio site da CUT Brasília.
São oito categorias em disputa: Artes, Fotografia, Televisão e Vídeos, Rádio, Impresso, Internet, Especial e produção estudantil.
Entre os oito ganhadores finais, será escolhido o vencedor geral e um segundo colocado. O primeiro ganhará viagem para Porto Seguro, com estada de uma semana , direito a um ou uma acompanhante e despesas pagas (passagens aéreas, alimentação e deslocamentos), mais um prêmio em dinheiro. O segundo colocado receberá prêmio em dinheiro.
Importante: as inscrições vão até o dia 12 de setembro de 2014. Não perca tempo.
Clique aqui e veja o Regulamento e a Inscrição
Informações da Secretaria de Comunicação da CUT-Brasília