Campanha do Laço Branco: homens combatem a violência contra as mulheres

Dia 6 de dezembro é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A Campanha do Laço Branco vem fortalecer essa mobilização com o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no combate à violência contra a mulher.

Com o mote “estenda sua mão às mulheres vítimas de violência”, a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) tem mobilizado professores e orientadores educacionais a participarem da campanha, postando vídeos ou fotos manifestando seu apoio. Os diretores do Sinpro-DF estão participando!

A campanha acontece em meio aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres (veja abaixo). Essa mobilização é mais importante do que nunca, em especial, diante dos números assustadores da violência contra a mulher no DF: os feminicídios aumentaram 250% em relação ao ano passado. Dados da secretaria de Segurança Pública atestam que a ampla maioria dos casos acontecem dentro de casa.

21 dias de ativismo

A campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é realizada desde 1991, mundialmente. Internacionalmente, a campanha começa dia 25 de novembro, Dia Internacional da Eliminação
da Violência contra as Mulheres, e termina no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, totalizando 16 dias de ativismo.

No Brasil, a campanha começa antes: no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para enfatizar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.

>>> Leia mais: 21 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

MATÉRIA EM LIBRAS