José Eudes assume presidência da CUT-DF

Desde o começo deste mês, a Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF) está coordenada pelo presidente interino José Eudes, auxiliar de Administração Escolar. A mudança foi feita devido o licenciamento de Rejane Pitanga para concorrer às eleições, como deputada distrital pelo PT. De acordo com Eudes, será dada continuidade ao projeto de fortalecimento da Central e dos sindicatos filiados, implantado ainda em 2006, quanto Rejane Pitanga tomou posse pela primeira vez como presidente da Central. “Tivemos um crescimento enorme da Central neste período. Os sindicatos filiados, inclusive os do entorno, foram integrados à CUT; saímos da inadimplência; trabalhamos na capacitação dos funcionários da Central; e garantimos inúmeras conquistas no cenário local”, afirmou o presidente interino.
Com a mudança da presidência, Roberto Miguel, que antes atuava na secretaria de Organização e Políticas Locais, ocupa agora a secretaria-geral, coordenada antes por Eudes. Com isso, quem ocupa a secretaria de Organização e Políticas Locais é Cássio de Oliveira, do Sinpro-DF. Eudes assume a presidência da CUT-DF até 2012, quando será realizado Congresso para eleger a nova direção da Central.
Perfil – O maranhense José Eudes traz na bagagem quase 30 anos de militância sindical. Sua trajetória começa ainda em 82, no movimento estudantil. Pouco tempo depois, Eudes já trabalhava para ajudar na fundação do Sindicato dos Auxiliares de Educação Escolar (SAE-DF), categoria que pertence.
De lá para cá, o atual presidente interino da CUT-DF não se desvencilhou do movimento sindical. Atualmente, Eudes também ocupa a secretaria de assuntos Jurídicos e Trabalhistas do SAE. Na CUT-DF, Eudes José já atuou na secretaria de Organização e sempre militou nas causas cutistas. Para ele, assim como para Rejane Pitanga, a CUT “representa a mais bela demonstração de organização da classe trabalhadora”.
Com informações do site da CUT-DF