Jornada Literária do DF aborda a importância do contador de histórias

No dia 23 de fevereiro, a 11ª edição da Jornada Literária do Distrito Federal dá continuidade ao Ciclo de Conferências com dois autores premiados, que abordam a importância do narrador na formação de futuros leitores de literatura. Com transmissão pelo canal da Jornada no Youtube, o escritor e artista plástico Fernando Vilela e o ilustrador e pesquisador Celso Sisto falam um pouco mais sobre esta temática tão importante e necessária.

Nesta edição, o projeto privilegia o estudo da imagem e o trabalho dos ilustradores como protagonistas na ampliação do gosto pela leitura literária entre crianças e jovens estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Pela manhã, das 9h às 10h30, Fernando Vilela realiza a conferência Contar histórias por imagens e o poder do leitor criador. À tarde, das 14h às 15h30, Celso Sisto faz a conferência Do texto ao leitor, a arte do mediador de leitura. As conferências são gratuitas e livres para todos os públicos.

 

Conferência 3 | Contar histórias por imagens e o poder do leitor criador

Em sua fala, o escritor, artista plástico e ilustrador Fernando Vilela expõe a arte de narrar uma história por imagens, seja as que estão editadas em livros, seja as que ao longo do tempo foram pintadas em quadros de pintores célebres. Ele aborda, ainda, a maneira como os mediadores de leitura podem e devem usar a experiência dos leitores e estudantes para mostrar o quanto estes já estão aptos a lerem imagens e, se quiserem, produzir as próprias narrativas. A conferência de Fernando Vilela acontece no dia 23/02, quarta-feira, das 9h às 10h30, com transmissão pelo canal da Jornada Literária no Youtube. A participação é gratuita e livre para todos os públicos.

 

Conferência 4 | Do texto ao leitor, a arte do mediador de leitura

 

Na conferência, Celso Sisto compartilha sua vasta experiência de pesquisador, escritor, ilustrador e formador de mediadores de leitura, falando do caminho que vai do livro ao leitor, passando pelo corpo e voz do mediador de leitura. O encontro é recomendado para todos os profissionais da área de literatura, em especial, professores e professoras que querem ampliar a potência desse fazer que é lúdico e formativo. A conferência de Celso Sisto acontece no dia 23/02, quarta-feira, das 14h às 15h30, com transmissão pelo canal da Jornada Literária no Youtube. A participação é gratuita e livre para todos os públicos.

 

Sobre os conferencistas

Fernando Vilela é artista, designer, educador e curador, além de escritor e ilustrador. Fernando já ilustrou mais de 90 livros em dez países, dentre os quais 24 são em parceria com Stela Barbieri e 20 são de sua autoria. O primeiro, Lampião & Lancelote (Cosac Naify, 2006), recebeu em 2007 a menção honrosa na categoria Novos Horizontes na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, além de dois prêmios Jabuti. Possui obras em coleções, como a do Museum of Modern Art de Nova York (MoMA), da Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outros.

Celso Sisto nasceu no Rio de Janeiro, mas mora no Rio Grande do Sul desde 1998. É ator, arte-educador, artista visual, ilustrador, escritor, contador de histórias e professor universitário, especialista em literatura infantil e juvenil, mestre em Literatura Brasileira e Doutor em Teoria da Literatura. É também escritor de livros para crianças e ilustrador. Já publicou mais de 80 livros e colecionou alguns prêmios, como o de autor e ilustrador revelação pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e o Açorianos na categoria Livro Infantil. Na Aletria é autor de O Maior Nabo do Mundo (com ilustrações de Marcos Garuti); Chá das Dez (com ilustrações de Duke); Francisco Gabiroba Tabajara Tupã e Textos e Pretextos sobre a Arte de Contar Histórias.

 

Sobre a 11º Jornada Literária do Distrito Federal

Com foco na leitura de imagens em narrativas literárias produzidas por autoras e autores brasileiros contemporâneos, a 11ª Edição da Jornada Literária do Distrito Federal segue até março de 2022. A programação inclui estudantes de nove escolas públicas de cinco Regiões Administrativas do Distrito Federal, entre elas: Paranoá, Sobradinho, Ceilândia, Gama, Brazlândia e Planaltina. Nesta edição, participam três mil pessoas, entre alunos do primeiro ano do Bloco Inicial de Alfabetização até o terceiro ano do Ensino Médio e professores. Os estudantes receberão gratuitamente 2.500 livros, participarão de atividades formativas e encontros on-line com renomados escritores e ilustradores. Para a comunidade, a programação traz palestras on-line de autoras e autores brasileiros para falar de temas referentes à produção e à publicação de literatura no Brasil.

 

Serviço:

Ciclo de Conferências da Jornada Literária do Distrito Federal

Encontros Online abertos à comunidade

Conferência 3 | Contar histórias por imagens e o poder do leitor criador

Com | Fernando Vilela

Mediação | João Bosco Bezerra Bonfim

Quando | 23/02 – quarta-feira

Horário | Das 9h às 10h30

Transmissão | Canal da Jornada Literária no Youtube

Programação | www.jornadaliterariadf.com.br

Participação | Gratuita

Classificação indicativa | Livre para todos os públicos

 

Conferência 4 | Do texto ao leitor, a arte do mediador de leitura

Com | Celso Sisto

Mediação | João Bosco Bezerra Bonfim

Quando | 23/02 – quarta-feira

Horário | Das 14h às 15h30

Transmissão | Canal da Jornada Literária no Youtube

Programação | www.jornadaliterariadf.com.br

Participação | Gratuita

Classificação indicativa | Livre para todos os públicos