Já estão abertas as inscrições para curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

O Sinpro-DF informa que já estão abertas as inscrições para curso online de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ao todo, 250 mil vagas são oferecidas para professores(as) de classe comum, totalmente gratuito.  As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

O curso é uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), que em parceria com a CAPES, organizaram o curso de Extensão que visa desenvolver a formação de professores(as) da Educação Básica, com o intuito de qualificar as práticas pedagógicas para o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva. O desenho pedagógico do curso contou com a participação de especialistas da respectiva área e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ.

A atividade será executada em parceria com as Instituições Públicas de Ensino Superior – IPES, que fazem parte da Universidade Aberta do Brasil-UAB, utilizando-se de toda a competência e capacidade de oferta de formação já estabelecida no sistema UAB. Será ofertado na modalidade a distância do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes, apresentando carga horária de 120 horas, distribuídas entre quatro módulos:

 

Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva;

Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Inclusiva;

Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas;

Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.

Os eixos, os conteúdos pedagógicos propostos e a bibliografia abordados pelo curso estão em conformidade com os marcos legais da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, assim como com as pesquisas e os estudos científicos que orientam a inclusão do público da educação especial nos sistemas de ensino comum.

 

No mês de dezembro haverá uma cerimônia de lançamento do curso, a ser realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ, e as aulas terão início em março de 2025.

MATÉRIAS EM LIBRAS