IV Noite de Autógrafos do Sinpro apresenta 33 escritores e homenageia a sindicalista Maria Augusta
A Noite de Autógrafos do Sinpro tem se tornado, a cada ano, uma referência de defesa da cultura e da valorização de escritores(as) do Magistério Público do Distrito Federal. Nesta quarta edição, realizada na sexta-feira (21/6), 33 obras de autores(as) oriundos(as) da categoria de professores(as) e orientadores(as) educacionais da rede pública de ensino foram lançadas, ou relançadas, no Auditório Paulo Freire, na sede do Sinpro do Setor de Indústrias Gráficas (SIG). A edição deste ano foi mais um sucesso. Confira as fotos nas redes sociais do sindicato e prestigie os(as) autores(as): pratas da casa: https://www.facebook.com/share/p/goaCaydPgBYmDcBY/?mibextid=oFDknk
Após as saudações de boas-vindas e discursos dos(as) diretores(as) das Secretarias de Assuntos Culturais e Assuntos dos Aposentados, a festa começou com o anúncio dos nomes dos(as) autores(as) que se inscreveram. O evento contou, mais uma vez, com um delicioso coquetel inspirado em comidas típicas de festa junina. Houve sarau com apresentação musical do cantor Lucas Baraúna e recitação de poesias pelos(as) autores(as).
O auge da Noite de Autógrafos foi a emocionante homenagem à professora Maria Augusta Ribeiro, professora aposentada da Secretaria de Estado da Educação (SEE-DF) e ex-sindicalista, com 17 anos de uma intensa trajetória de lutas em defesa da categoria à frente do Sinpro-DF. Além de um lindo buquê de flores, Augusta recebeu uma placa de acrílico com a homenagem do sindicato. Para a diretoria colegiada da entidade, ela é sinônimo de mulher forte e guerreira, que lutou, e luta até hoje, pela igualdade de gênero.
A causa feminista e a conquista das mulheres sempre foram um dos principais objetivos da vida de Augusta. Ela atuou na coordenação da Secretaria de Administração e na Secretaria de Imprensa, encerrando o seu último mandato em julho de 2013. Após a apresentação musical, o cerimonial anunciou a abertura do momento cultural para poetas e escritores que se inscreveram especificamente para esse momento.
Noite de Autógrafos para valorizar os(a) escritores(as) da categoria
A Noite de Autógrafos é uma parceria da Secretaria para Assuntos de Aposentados com a Secretaria para Assuntos Culturais do Sinpro e faz parte das atividades culturais e pedagógicas do sindicato, cujo objetivo é fortalecer a produção de conhecimento na categoria e valorizar os(as) profissionais do magistério público que também são escritores(as). O encontro é aberto ao público. As obras são de responsabilidade dos(as) autores(as).
Podem participar do evento professores(as) efetivos(as), de contrato temporário ou aposentados(as), e também orientadores(as) educacionais efetivos(as) ou aposentados(as). No ato da inscrição, é necessário preencher todos os campos e anexar, obrigatoriamente, release em PDF do livro que será apresentado. O(a) autor(a) deve ser sindicalizado(a) e estar em dia com o sindicato.
A IV Noite de Autógrafos 2024 lançou, e relançou, obras classificadas de escretores(as) da categoria do Magistério Público do DF em diversos gêneros, indo de contos e poesias a trabalhos acadêmicos, como pesquisas e ensaios, passando, também, pela literatura infanto-juvenil. Confira as obras e autores(as) inscritos(as):
As obras inscritas:
A Enfezada Melissa – Cilsa Tavares
Universidade do Caminho – Francisco das Chagas
Branda Brisa, Sertão de Maraiva, Escola de Joaninhas – Ana Magalhães
Meu neto vai ganhar uma irmã e eu não sou avó – Márcia Lucindo
Mundo Encantado das Dobraduras – Lair Franca
Donatello O menino que mudava de cor – Magda Oliveira
Investigações em ensino de matemática – Maria Dalvirene
Control C Control Verso – Luis Felipe Vitteli Peixoto
Manuela e as Borboletas Amarelas – Janilce Rodrigues
Nós de de oito eus – Gilda Andrade
Agrestina – José Sóter
As sacolas enigmáticas de dona Emengarda – Débora Bianca
Letras e Pedagogias – Um necessário enlace – Celina Cassal
Poesias acres-doces – Paulo Palmerio
De capa, máscara e boné – Rafael F. Souza
Liberdade de ser, coragem para sentir – Rafaela Farias
Os bem nascidos – Ruth Meyre
Dona Bolota, a bolha de sabão – Sirlene Lopes Nascimento
Putas e outras pátrias – Vicente de Melo
Espaço de Recordações – Ana Paula de Rezende Navarro
Esporte negócio: Uma estratégia de marketing esportivo – Antônio Donizete
Educação geográfica: possibilidades e desafios contemporâneos – Maria Solange Melo
Luz, uma canção em silêncio – Andréia Moreira
A Creche da Dona Coruja – Alice de Sousa
Garimpo: Uma verdade sobre a Chapada dos Veadeiros – Jorge Monicci
O Menguinho Sapeca – Arlene Muniz
Sem tempo para sentir medo – Carlos Simões dos Santos
Faces de um velho punk – Gilberto Luiz
Fios que atravessam o tempo – Hozana Costa
O Sorriso de Eva – Natanael de Abreu
“A gente só é, e pronto!” Uma análise linguístico-discursiva sobre os impactos da LGBTIfobia na escola – Leonardo Café
Pés Descalços na Pandemia – Sônia Rodrih
Poesia no Reino da Infância – Neila Vaz Flores
MATÉRIAS EM LIBRAS