IV Seminário Brasiliense de História e Educação Matemática

Nos dias 23 e 24 acontecerá o IV Seminário Brasiliense de História e Educação Matemática, uma realização da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM/DF), com apoio do Sinpro/DF e outras instituições. O evento acontecerá no prédio de Ciência da Computação e Estatística CIC/EST da Universidade de Brasília (UnB) e as inscrições podem ser feitas através do site da SBEM.
O encontro acontece a cada dois anos, com discussões sobre diversos assuntos, sendo que a primeira edição aconteceu em 2010. Este ano, o tema é “Relações entre pesquisa em educação matemática e prática escolar no Distrito Federal”. O objetivo é promover um espaço de formação e diálogo que integre a Universidade e as escolas da região.
O Seminário é uma homenagem a Professora Nilza Eigenheer Bertoni, Doutora Emérita da UnB, pelas ações no âmbito do ensino e da aprendizagem matemática no DF e no Brasil.
Bertoni desenvolveu sua carreira na Universidade de Brasília, sempre articulando Matemática Científica e Escolar nos cursos de graduação. Nos muitos anos de atuação, dedicou-se ao ensino, a pesquisa e extensão, dialogando com vários setores da Secretária de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF) e Ministério da Educação (MEC), produzindo material didático de referência para cursos e programas de formação inicial e continuada de professores em todo o território nacional.
Sua produção técnico-acadêmica pode ser observada desde os anos 1980, com participação decisiva e mobilização de inúmeros professores na elaboração do Novo currículo de matemática para o Ensino Fundamental, por meio de projeto junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com o Departamento de Matemática da UnB e a SEEDF.
Muitos outros materiais de referência foram produzidos a partir de seu legado e coordenação, como é o caso do Programa Gestão da Aprendizagem (Gestar) do Ministério da Educação, adotado nacionalmente como proposta de formação continuada semipresencial para professores da rede pública.
O I Seminário em 2010, discutiu questões relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem da matemática desenvolvidas em instituições públicas e particulares do Distrito Federal.
O II Seminário em 2012, contou com a participação de 326 pessoas e discutiu questões como convívio entre professor e estudante na aprendizagem matemática; condições de trabalho docente em escolas particulares e públicas; a escola como espaço de formação continuada; a avaliação em matemática, entre outros. Já o III encontro, foi realizado nos dias 06 e 07 de novembro de 2015, no Departamento de Matemática da UnB, e contou com a participação de 300 pessoas.
Confira a programação:

Com informações SBEM/DF