EC 22 do Gama realiza a quarta edição de sua Feira Literária

Dia 26 de novembro, a Escola Classe 22 do Gama realiza a quarta edição de sua Feira Literária, a IV FLEC 22. O evento contará com a presença dos escritores Jonas Ribeiro e Zenilda Vilarins, e terá o tema Leitura é Show de Bola, aproveitando o clima de Copa do Mundo que se aproxima.

A feira vem coroar um ano inteiro de trabalho no desenvolvimento do gosto dos estudantes pela literatura. “Diversas leituras foram propostas, e depois os estudantes apresentavam trabalhos artísticos e culturais a partir delas”, conta a professora Karla Cristina, diretora da EC 22.

Uma das ferramentas criadas pela escola para incentivar o gosto pela leitura foi um álbum que os estudantes completam à medida que entregam seus trabalhos sobre os livros lidos. Cada trabalho finalizado rende um pacote de figurinhas.

As figurinhas são capas de livros e personagens da própria escola, como professores e servidores, e elas têm sido um sucesso! “As crianças estão empolgadas para completar o álbum”, conta Karla. Uma das idealizadoras da proposta, a professora readaptada Elisângela Dantas, que acompanha a leitura dos livros retirados pelos estudantes e cria as atividades a partir desses livros – atividades que garantem figurinhas àqueles e àquelas que as cumprem!

Os estudantes dispõem de um passaporte da leitura, onde registram autógrafos de autores e autoras, os livros que concluíram e momentos importantes. A escola também vem realizando jornadas literárias com eventos semanais. Diversos autores já estiveram presentes às atividades, enriquecendo o cotidiano dos estudantes. Há trocas de livros entre os estudantes – que indicam para os colegas os livros de que mais gostaram – e, nas gincanas, as perguntas respondidas corretamente são premiadas com figurinhas.

Para a IV FLEC 22, muitas surpresas já estão programadas para fechar o ano com chave de ouro. A feira começa às 8h30 e as atividades acontecem ao longo da manhã.