IV Encontro de Mulheres Educadoras

É com imensa alegria que a Secretaria de Mulheres Educadoras do Sinpro convida para o IV Encontro de Mulheres Educadoras, que neste ano terá como tema Igualdade se Planta na Escola. O encontro acontece nesta sexta-feira (26) e sábado (27), na sede do Sinpro.  Com esta temática queremos reafirmar nossa luta e nossa esperança como educadoras, na construção da educação libertária e transformadora.
Vivemos em um momento muito especial na sociedade brasileira, experimentamos pela primeira vez o governo da primeira mulher presidenta da República, o que nos leva a refletir e acreditar na possibilidade de desconstruir a visão ideológica vigente na sociedade patriarcal de que, no mundo, tem lugares “naturais” para mulheres e para homens.
Neste contexto, nosso encontro quer afirmar a importância estratégica da educação como ferramenta fundamental para alicerçar uma sociedade justa, solidária sem discriminação e preconceito, e nós educadoras temos um papel central nesta construção. Queremos aproveitar este momento para prestar uma homenagem às mulheres que lutam, na pessoa de Clara Charf, Ativista Feminista, por muito tempo exilada porque ousou lutar por liberdade e democracia em nosso país. Além de nossas 34 lutadoras guerreiras que, com suas práticas pedagógicas constroem um mundo novo a partir da arte de educar, e fazem da escola um território de mudanças.
Nosso encontro também será um espaço de troca de experiências e de possibilidades em nosso oficio de educar para igualdade. Além de debates e reflexões, teremos intensos de momentos de integração e confraternização. Mobilize sua escola, convide as colegas, amigas, traga sua esperança e experiência para avançarmos na construção de um mundo justo e mais igual.
Participe!
Como artesãs de um novo mundo, construímos a cada dia possibilidades de realização do que acreditamos. Para nós, educadoras, a letra, a palavra o ato de ensinar é como a linha, pano, o barro cru, a madeira bruta, o sisal, na mão de uma artesã. Fazemos das letras palavras de esperança, de ternura, de transformação, de enfrentamento e luta.
Com a nossa arte – a de ensinar – moldamos uma nova sociedade, livre e justa. Fazemos de nossa fala poderosa ferramenta para tecer IGUALDADE no otidiano da sala de aula, nas ruas ou em nosso sindicato, lutando por dignidade e justiça.
O encontro nos traz alegria, esperança, experiência, troca e o sentimento que não estamos sós. Somos mulheres, escolhemos ser educadoras, escolhemos ser lutadoras, escolhemos ser SEMEADORAS, e juntas vamos semear e preparar a colheita de um mundo igual, sem violência, sem conceitos pré-estabelecidos ou qualquer tipo de discriminação.
É com este desejo que viemos a este IV ENCONTRO de Mulheres Educadoras do SINPRO – DF, reafirmando que IGUALDADE SE PLANTA NA ESCOLA.
Faça sua inscrição!
Para ver a programação, clique aqui