Internacional da Educação nomeia um novo secretário geral

O americano David Edwards foi escolhido para suceder Fred van Leeuwen, secretário geral fundador, depois de ser nomeado para o cargo pelo Conselho Executivo da organização. A decisão foi tomada no primeiro dia da 50ª reunião do Conselho Executivo da Internacional da Educação (IE), realizada em Bruxelas (Bélgica).
Edwards, 43, ocupa o cargo de Secretário-Geral Adjunto da IE desde 2011, onde dirigiu o trabalho da IE nas áreas de Política de Educação, Emprego, Pesquisa e, mais recentemente, Comunicação.
“Eu me sinto honrado, animado e preparado para levar essa organização à frente. Agradeço ao Conselho Executivo da @eduint por sua confiança “, escreveu Edwards no Twitter logo após sua nomeação.
Antes de se juntar à IE, David foi Diretor Associado de Governança e Política e Chefe de Relações Internacionais da Associação Nacional de Educação (NEA), nos Estados Unidos. Em Pittsburgh, Pensilvânia, ele começou sua carreira como professor de línguas estrangeiras em institutos públicos e possui um doutorado em Política Educacional Internacional.
Van Leeuwen, se demitirá oficialmente em 1 de março, após liderar a organização por 25 anos. Ele anunciou sua intenção de se aposentar no início de 2017. Como secretário-geral fundador, van Leeuwen foi um dos arquitetos originais que trabalharam para fundir a Federação Internacional de Professores de Professores Livres (IFFTU) e a Confederação Mundial de Organizações de Professores (WCOTP) em 1993.
“Eu acho que uma mudança geracional é necessária”, diz van Leeuwen sobre o motivo da sua aposentadoria. “É um grande privilégio trabalhar para uma organização tão importante para muitos membros da profissão docente”.
(IEAL, 25/01/2018)