Internacional da Educação lança campanha global por mais investimento na educação pública

2023 01 24 site internacional educacao nota

Nesta terça, 24 de janeiro, a Internacional da Educação (IE) promove mais uma ação global para financiar a educação pública e a profissão docente. A campanha “Fazemos a escola pública! Por mais investimento em educação” – apoiará as organizações membros da IE em sua luta contra cortes orçamentários, austeridade e privatizações, e ao mesmo tempo se mobilizam para construir educação pública inclusiva e de qualidade para todos.

Lançada neste Dia Mundial da Educação, a campanha apoiará os esforços dos sindicatos de educação em todos os lugares para melhorar os salários, as condições de trabalho e garantir o respeito que os 32 milhões da membros da IE merecem. “Vamos nos unir e nos mobilizar para pressionar os governos a financiarem totalmente a educação pública e investir na profissão docente”, explicou David Edwards, secretário-geral da Internacional da Educação.

A alarmante escassez global de professores está ameaçando o direito à educação em todos os lugares. O mundo precisa de mais 69 milhões de professores para alcançar a educação primária e secundária universal, segundo estimativas da UNESCO, sendo a África subsaariana e o sul da Ásia os mais afetados pela escassez mundial. A pesquisa da IE mostra uma profissão docente sobrecarregada, mal paga e subvalorizada. As taxas de demissão estão disparando, novos professores estão deixando a profissão e o número de pessoas que desejam ingressar na carreira docente está em declínio dramático.

No entanto, a maioria dos governos falhou em fazer os investimentos necessários para fornecer o apoio de que os professores e o pessoal da educação precisam urgentemente. Os orçamentos da educação caíram em 65% dos países de renda baixa e média e em 33% dos países de renda média alta e alta.

A Cúpula da Educação Transformadora das Nações Unidas de 2022 foi um primeiro passo para construir a vontade política de priorizar a educação, aumentar o financiamento da educação e investir em professores. Os participantes do evento apelaram aos governos para que invistam cada vez mais equitativamente na educação. Na Cúpula, foi anunciada a criação de uma Comissão Global sobre a Profissão Docente. Este grupo de especialistas de alto nível dará recomendações para lidar com a escassez global de professores, entre outras questões.

Neste contexto, a Internacional da Educação está lançando uma nova campanha de mobilização em nível local, nacional, regional e global, para que os governos se comprometam com o financiamento educacional necessário para implementar as recomendações da Comissão, para garantir o direito de cada aluno a um professor bem tratado e qualificado e um ambiente de aprendizagem de qualidade.

Transformando juntos: uma união, uma voz

A campanha “Fazemos a escola pública! Por mais investimento em educação” é um apelo urgente e necessário para que os governos invistam em educação pública, um direito humano fundamental e bem público, chave para a recuperação da pandemia, e para investir mais em professores, o fator mais importante para alcançar uma educação de qualidade. Isso significa garantir os direitos trabalhistas e garantir boas condições de trabalho, bem como cargas de trabalho administráveis ​​e salários competitivos. Também significa valorizar os professores, garantindo que eles sejam centrais na tomada de decisões e confiando em seus conhecimentos pedagógicos.

Edwards encorajou todas as organizações membros a se juntarem à campanha à medida que se mobilizam em seu contexto local.

“Sabemos que somente fortalecendo nossa profissão, nosso movimento sindical, alcançaremos sociedades democráticas, inclusivas, justas e sustentáveis. Vamos agir juntos em solidariedade para ir a público e financiar a educação. Somos a Educação Internacional.”

> Para acessar os materiais da campanha, clique aqui.

Fonte: CNTE