Instagram: conta do Sinpro arbitrariamente desativada
No dia 1º de dezembro, a secretaria de imprensa e divulgação do Sinpro foi surpreendida com uma aparente “inexistência” da conta do sindicato na rede Instagram. Após provocarmos a plataforma, recebemos a informação vaga e genérica de que “descumprimos com os termos de uso da plataforma”. E mais nada nos foi explicado. A decisão da Meta, responsável pelo Instagram, ocorreu sem nenhum aviso prévio, motivo que nos deixou ainda mais perplexos.
Desde então, a secretaria de imprensa e divulgação do sindicato está em contato constante com a plataforma, a fim de obter explicações para recuperar a conta e entender o que, de fato, aconteceu e reverter a situação o mais rápido possível.
Hoje (7/12), depois de uma semana ouvindo da Meta que deveríamos “aguardar a análise da situação”, fomos informados de que nossa conta foi permanentemente desativada. Acionamos o departamento jurídico do sindicato, para a recuperação da conta por via extrajudicial ou judicial, e busca de reparos por perdas e danos morais.
Sabemos que perfis extremamente politizados, com crescimento expressivo, são alvos de ataques de haters, robôs e trolls, que costumam denunciar em massa as postagens levando a própria plataforma a desativar a conta. Mas também temos ciência de que a própria empresa Meta costuma censurar perfis progressistas.
De fato, professores, professoras, orientadores e orientadoras educacionais, além de estudantes, demais membros da comunidade escolar e da sociedade se encontravam e interagiam diariamente no Instagram do Sinpro. Eram mais de 50 mil seguidores e quase um milhão de visitas diárias ao perfil @sinprodf
O ocorrido, além de lamentável, é revoltante. O trabalho de vários anos de crescimento totalmente orgânico, com a formação de uma verdadeira comunidade, foi dilapidado de forma arbitrária, monocrática e irresponsável. Estamos tomando todas as providências, práticas e legais, para reverter a situação e recuperar uma conta que pertence a toda a categoria.
Para que nossa conexão não seja interrompida no Instagram, vamos divulgar, na semana que vem, uma conta reserva do Sinpro no Instagram, que será usada de forma provisória até que a nossa conta oficial seja recuperada.