Inscrições para o VI Concurso de Redação e Desenho prorrogadas até o dia 26/11

As inscrições para o VI Concurso de Redação e Desenho do Sinpro foram prorrogadas até o dia 26 de novembro. A greve de 29 dias dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais ocasionou o adiamento desta data. Os trabalhos podem ser entregues na Sede e Subsedes do Sindicato.
O tema deste ano é Discriminação produz violência. A discriminação é um dos tipos de preconceitos causadores da violência na sociedade e, consequentemente, no ambiente escolar. Escrever sobre o tema é traduzir, na redação, a discussão e as propostas sobre formas de diminuir agressões físicas, verbais, as mortes, enfim, todo tipo de violência na sociedade.
O Concurso de Redação e Desenho é promovido pelo Sinpro e faz parte da Campanha contra a Violência nas Escolas, realizada pelo Sindicato desde 2008. O objetivo da campanha é estimular os (as) estudantes da rede pública do Distrito Federal (DF) a refletirem sobre as causas e as consequências da violência no ambiente escolar e na sociedade e a pensar em soluções para esse tipo de problema que afeta a sociedade e acaba por repercutir nas relações sociais no interior das escolas.
Para desenvolver a redação ou os desenhos, os estudantes poderão dissertar sobre aspectos que têm pautado o debate sobre violência no Brasil e no mundo, como gênero, raça, etnia, religião, classe social, drogas, deficiência física ou mental, tipo físico, bullying, velhice e juventude (idoso/jovem), geracional e outros.
As inscrições, que começaram no dia 7 de agosto e foram prorrogadas até o dia 26 de novembro, são permitidas apenas a estudantes da educação infantil, de 4 a 5 anos de idade, até aos do ensino médio. As redações e desenhos poderão ser encaminhados para a sede e as subsedes do Sindicato. Cada participante deverá fazer sua inscrição no site do Sinpro, no qual será gerado um código de identificação que deve ser usado para preencher a folha da redação ou desenho.
Os prêmios serão distribuídos para os (as) estudantes vencedores e os (as) professores (as) indicados (as) pelos (as) participantes. É importante salientar que os (as) professores (as) que fazem parte da comissão julgadora não podem ser indicados (as) pelos (as) estudantes. A comissão é formada por professores (as) e orientadores (as) educacionais da rede pública de ensino. Essa comissão receberá os trabalhos sem identificação da escola, do nome do (a) estudante ou do (a) professor (a) que orientou o trabalho para garantir a transparência do processo.
Os (as) estudantes da educação infantil, do CEE e classes especiais e os (as) matriculados do 1º ao 3º ano do ensino fundamental/EJA expressarão sua opinião por meio de desenho. Os (as) estudantes do 4º ao 9º ano do ensino fundamental/EJA e do ensino médio/EJA, por sua vez, irão discutir a temática na forma de redação.
Os (as) estudantes devem fazer a inscrição pela internet para obter o código de participante, o qual será usado na folha de redação como único instrumento de identificação do trabalho.
O concurso é destinado aos (às) estudantes da rede pública e só poderão participar com um único trabalho. No entanto, professores (as) ou orientadores (as) educacionais poderão trabalhar com vários (as) estudantes. Dessa forma o (a) mesmo professor (a) poderá ser indicado (a) por vários (a) estudantes, podendo ser premiado (a) mais de uma vez.
Mais informações pelo telefone 3343-4236.
Clique aqui para ler o REGULAMENTO
Folha para redação
Folha para desenho horizontal
ou
Folha para desenho vertical