Inscrições abertas para o V Fórum de Formação Inicial de Professores que ensinam matemática do Distrito Federal

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional do Distrito Federal, com apoio da Universidade de Brasília (UnB), realiza o V Fórum de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática do Distrito Federal. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site https://www.even3.com.br/vforumfipemdf/ até o dia 25 de novembro.

O Fórum é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática regional Distrito Federal (SBEM-DF) e pela Universidade de Brasília. O evento tem como objetivos debater a formação de professores(as) nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia do Distrito Federal; refletir sobre políticas e práticas de formação de professores(as); bem como formular e comunicar propostas junto à Secretaria de Educação do DF (SEEDF), ao Ministério da Educação e à sociedade.

Trazendo como tema Desafios práticos das licenciaturas na contemporaneidade, o evento será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, das 8h30 às 18h, no prédio de Ciência da Computação e Estatística da UnB.

Confira a programação do evento:

 

  25 de novembro 26 de novembro
8h30 às 10h30 Geometria Natalina  

Mesa redonda: O conhecimento matemático do licenciando em matemática e em pedagogia: desafios nos processos de aprendizagem em Educação Matemática no ensino superior.

Prof. Dra. Raquel Dorr, Prof. Dra. Adair Nacarato.

11h às

12h30

Geometria Natalina GT1 – Os programas de formação PIBID e Residência Pedagógica na formação do professor que ensina matemática – Mediação:

Cleyton Mat/UnB

• GT2 – Estágios e práticas docentes (Mediação: Regina Pina Mat/UnB)

• GT3 – Estrutura curricular dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Matemática.

(Mediação: Mateus Gianni IFB

• GT4 – O uso de tecnologias no ensino e aprendizagem de matemática (Mediação:

Cristiano Muniz)

• GT5 – Diversidade e inclusão na educação matemática (gênero, étnica, cultural, social, econômica, condição física e biológica, orientação sexual…) (Mediação: Kaled-UFT

12h30 às 14h Almoço Almoço
14h às 15h Credenciamento GTs
15h às 16h Mesa de abertura GTs
16h às 18h Palestra Prof. Dr.

Alessandro

Ribeiro(UFABC)

Palestra: Tarefas de

Aprendizagem

Profissional e a

Formação Inicial do

Professor que Ensina

Matemática

Plenária e confraternização