Inscrições abertas para o Prêmio Direitos Humanos 2008

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República(SEDH/PR) está com inscrições abertas até o dia 14 de novembro para indicações ao Prêmio Direitos Humanos – edição 2008. Os interessados devem acessar a página da SEDH na
Internet (www.sedh.gov.br), onde estão disponíveis o regulamento e a ficha de indicação para ser preenchida e enviada por e-mail. Poderão ser indicadas pessoas físicas e jurídicas que desenvolvam ações na área dos Direitos Humanos.
Os vencedores serão conhecidos em dezembro, durante as comemorações dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O prêmio, composto por uma escultura e um certificado, é concedido pelo governo federal a pessoas e organizações cujos trabalhos na área dos direitos humanos sejam merecedores de reconhecimento e destaque por toda a sociedade. “O Prêmio Direitos Humanos procura contemplar as ações mais importantes da sociedade em busca do avanço da cidadania em nosso país”, afirma Erasto Fortes Mendonça, Coordenador Geral de Educação em Direitos Humanos da SEDH.
O prêmio tem ainda o objetivo de estimular todos aqueles que atuam nesta área a continuarem com seus trabalhos. Não serão aceitas auto-indicações. Toda pessoa ou instituição deverá ser indicada por alguém.
Perguntas e dúvidas mais comuns:
Quais os requisitos para concorrer ao Prêmio? * Ter um histórico de atuação na área de direitos humanos; * Ter desenvolvido ações relevantes no período de 2005 a 2008, na área para a qual irá concorrer.
Quem não poderá concorrer ao Prêmio? As pessoas físicas ou instituições que tenham sido contempladas com o Prêmio Direitos Humanos em alguma de suas edições anteriores.
Como fazer a indicação para o Prêmio Direitos Humanos 2008? A indicação só poderá ser feita por meio eletrônico. Você deverá salvar em seu computador o arquivo com a ficha de indicação que está nesse site e preenchê-la. Depois de preencher o arquivo com a ficha e salvá-la você deverá encaminhar um e-mail para pdh@sedh.gov.brcom a sua ficha de indicação anexada. O arquivo deverá ser salvo como documento do Word.
Devo pagar alguma coisa para indicar alguém? Não. Todas as indicações são gratuitas. Qual o é o período de entrega das indicações? Serão recebidas indicações de 03 de outubro até 14 de novembro de 2008.
Além da ficha de indicação que seguirá anexa, ainda posso enviar outros documentos com informações adicionais? Não é necessário. A SEDH entrará em contato com o responsável pela indicação se precisar de informações adicionais.
Mais informações: Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos Telefones: (61) 3429.9817/3048/9865 www.sedh.gov.br