Inscrições abertas para o curso Educação Infantil Ambiental para justiça climática
Já estão abertas as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil Ambiental para justiça climática: crianças de um território, infâncias de um planeta. O curso tem como objetivo contribuir para a formação teórico-prática de professores(as) da Educação Infantil comprometidos(as) em intervir com as crianças em seus territórios para a justiça climática, produzindo novas formas de pensar e de agir em Educação Ambiental para a qualidade da vida na Terra. As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de setembro, clicando aqui.
Além de mobilizar a criação de metodologias de trabalho cotidiano que conectem as crianças com o território/natureza, digam não ao consumismo e o desperdício; o curso oportuniza a reinvenção dos caminhos de conhecimento, em defesa da integridade de todos os seres viventes, da educação antirracista e das injustiças socioambientais; oferecer instrumentos teóricos que possibilitem às(aos) cursistas uma compreensão das origens e da situação atual do quadro sócio-ambiental planetário; difundir iniciativas sobre práticas sustentáveis atentas à situação de emergência planetária que contribuam para evitar e/ou reverter os efeitos de um modo de viver capitalista, urbano e industrial, organizado em torno da produção, do consumo e do descarte ininterruptos; e refletir sobre o papel dos(as) educadores(as) neste contexto, convidando-os à ação, instigando-os à criação de estratégias de transformação da cultura antropocêntrica, individualista e consumista.
Ao todo serão realizados quatro encontros presenciais (com datas a definir) nos municípios parceiros no período de execução do curso, que ocorrerá de 28 de setembro a 29 de março de 2025. A carga-horária para Aperfeiçoamento Semipresencial será de 180 horas, sendo 140h a distância e 40h presenciais (nos municípios parceiros).
Mais informações pelo e-mail educacaoinfantilambiental@gmail.com.
Faça sua inscrição
Municípios parceiros:
Região Norte: Cametá/ PA (50 vagas) e Mocajuba/PA (50 vagas); e Palmas/TO (100 vagas)
Região Nordeste: Ilhéus/BA (100 vagas) e Natal/RN (100 vagas)
Região Centro Oeste: Corumbá/MS (50 vagas) e Campo Grande/MS (50 vagas); e Brasília/DF (100 vagas)
Região Sudeste: Rio de Janeiro/RJ (100 vagas) e Sorocaba/SP (100 vagas)
Região Sul: Novo Hamburgo/RS (50 vagas) e Canela/RS (50 vagas); e Camboriú/SC (100 vagas)
Conteúdos organizados em 4 módulos:
Módulo I – Crianças da Natureza: concepções
Módulo II – Corpo Natureza/Corpo Território
Módulo III – Cuidar das crianças, cuidar dos territórios, dos seres viventes: rios, colinas, praias, praças, matas, pátios e terrenos vizinhos como lugares do brincar-pesquisar cotidiano.
Módulo IV – As infâncias, as ecologias e a crise ambiental: onde vivem e brincam as crianças?