Indígenas participam do Acampamento Terra Livre em reivindicação à demarcação de terras

A luta pela demarcação de terras é a grande bandeira de luta do Acampamento Terra Livre deste ano. Mais de oito mil indígenas estão participando da décima oitava edição do evento, que ocorre em Brasília e traz como tema Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política.

Segundo a coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara, das áreas demarcadas, apenas 2% estão fora da Amazônia, o que gera um passivo grande em outras regiões. Outra bandeira de luta é a formação de uma bancada indígena para disputar as eleições deste ano, como defende o Cacique Marcos, do povo Xukuru, de Pernambuco. A bancada seria necessária para a defesa das lutas indígenas e proposição de projetos de lei que abarquem esta temática.

O Acampamento Terra Livre ocorre no mesmo período em que o projeto de Lei 191, de 2020, pode ser votado na Câmara dos Deputados. A proposta abre as terras indígenas para mineração e construção de hidrelétricas. O projeto teve a urgência para tramitação aprovada e pode ser votado na próxima semana.

Para o coordenador da Secretaria de Políticas Sociais do Sinpro, Hamilton Caiana, a atividade traz uma luta justa e que vem se arrastando por muitos anos. “Precisamos defender os povos indígenas e lutar para que toda a cultura e toda a história deste povo seja preservada e respeitada”, enfatiza.

Clique aqui e confira a carta aberta contra o PL 191.