Inclusão em ambiente escolar é tema de livro

Escola inclusiva é aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada estudante, reconhecendo e respeitando a diversidade, respondendo a cada um e cada uma de acordo com suas potencialidades e necessidades. Dentro dessa perspectiva, o livro Inclusão de pessoas com mobilidade reduzida no contexto transformador da realidade na escola , de Lenoir Lameira e Silva, busca identificar o que acontece no dia a dia de turmas inclusivas, a despeito dos limites de viabilização e alcance da política pública, razão pela qual convida leitores e leitoras a compreender como a revisitação da prática pedagógica, apoiada no respeito, aceitação e superação de desigualdades, diferenças e/ou semelhanças – por meio da escuta e do diálogo propostos pela abordagem intercultural – contribui para a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida.

Lançada este ano, a obra apresenta análises feitas em dois Centros de Línguas Públicos do DF, aflorando a proposta de uma intervenção com relação às atitudes facilitadoras à interação dialógica e inclusão de pessoas com mobilidade reduzida – como incentivo às instituições de ensino para revisitarem a prática inclusiva por meio da perspectiva intercultural. As reflexões apontam para a valorização da prática pedagógica inclusiva de professores, aliada à orientação e atuação da sala de recursos, que no cotidiano da vida escolar, podem materializar a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida para além dos contornos da política pública, com a transformação da realidade na escola.

 

O autor

Lenoir Silva é graduado em Letras – com habilitação em Língua Inglesa e Literatura Inglesa – pela Universidade de Brasília. É pós-graduado em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira de Niterói e mestre em Educação pela UnB. É professor de Língua Inglesa da SEEDF em Centros Interescolares de Línguas.

 

Onde encontrar

Inclusão de pessoas com mobilidade reduzida no contexto transformador da realidade na escola está disponível no site da Dialética Editora. Para adquirir, clique aqui.