Inauguração do Espaço Chico Mendes na TV Sinpro nesta terça-feira (9)

Iolanda Rodrigues Rocha, diretora da Secretaria de Políticas Sociais do Sinpro-DF, estará ao na TV Sinpro, nesta terça-feira (9), às 17h, na TV Comunitária do Distrito Federal, para falar sobre a inauguração do Espaço Educador Chico Mendes, prevista para ocorrer na Chácara do Professor, no dia 13 de junho.
A TV Comunitária irá reprisar o programa de hoje no sábado, às 13h; domingo, às 18h30; segunda-feira, 6h30; terça-feira, às 22; quarta-feira, 18h30; quinta-feira, às 13h30 e às 22h30.
Há 33 anos a categoria tem o espaço para ser usado como centro de formação. Todavia, somente nesta última gestão do Sindicato é que consolidou a ideia de erguer nos 65 hectares da Chácara do Professor um Centro de Referência em Educação Socioambiental.
Neste sábado, será inaugurada uma nova praça no local com quatro espaços para uso pedagógico. Assim, o Centro de Referência é composto por um Centro de Formação, uma Oca – espaço aberto para cirandas, reuniões, aula ao ar livre; um Salão Multiuso; e os Sanitários Compostáveis, que não usa água. Todos esses equipamentos estão numa praça e próximos uns dos outros.
A categoria poderá usá-los para atividades pedagógicas. Em 2011, o Sinpro-DF teve o primeiro seminário, realizado em local improvisado, intitulado “Educação para sustentação da vida”. Pode ser usadas para oficinas de formação dentro da temática ambiental relacionadas ao cerrado e preservação.
O professor poderá usar para formação e lazer, mas com a responsabilidade ecológica. Trata-se de um espaço para turismo ecológico também. A Chácara do Professor tem ainda oito quiosques, que podem ser usados pelos professores para churrasco com amigos e família, e piscinas.  Há também duas trilhas – a Trilha das Águas e Trilha das Árvores –, bem como bacias de águas correntes oriundas das nascentes e, ainda, Praça do Sol, onde ocorrem as festas juninas do Sindicato.