III Narrativas interculturais, decoloniais e antirracistas em educação convoca para submissão de trabalhos

O Grupo de pesquisa Educação, Saberes e decolonialidades da Universidade de Brasília convoca para a submissão de trabalhos para o III Narrativas Interculturais, decoloniais e antirracistas em educação. O encontro ocorre de 5 a 7 de dezembro, de forma presencial, na Universidade de Brasília (UnB). Reúne professoras/es do ensino superior, da educação básica e em processo de formação, educadoras/es populares, mestras e mestres do conhecimento tradicional, artistas, pesquisadoras/es e intelectuais de dentro e de fora da academia, para o intercâmbio de saberes e práticas educativas em chave intercultural, decolonial e antirracista.

O evento é um espaço de valorização de conhecimentos contra-hegemônicos – especialmente os provenientes da tradição oral e das zonas periféricas do mundo –, bem como de reconhecimento e visibilização positiva dos sujeitos que os produzem, dentre os quais destacam-se intelectualidades negras, quilombolas, LGBTQIA+, indígenas, crianças e pessoas com deficiência. Em sentido amplo, o evento busca promover justiça epistêmica e cognitiva e difundir práticas e saberes para o enfrentamento do racismo/eurocentrismo nos campos da educação, do ensino, das artes, da pesquisa e da produção do conhecimento.

 

A programação está dividida em três tipos de atividade:

  • Sessões Narrativas em Diálogo: Palestrantes vão debater sobre temáticas que entrecruzam ancestralidade, antirracismo, decolonialidade e interculturalidade.
  • Sessões Taller: Conhecimento na prática que consistem em oficinas, ministradas por intelectuais que vão proporcionar vivências práticas das relações entre educação, saberes de África, afro-brasileiros, indígenas e artísticos, em perspectiva intercultural, decolonial e antirracista.
  • Sessões Conversatórias: Espaços de diálogo nos quais docentes, estudantes de pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado), de graduação (Iniciação Científica e TCC) e egressos do ensino superior de qualquer área de conhecimento que reflitam sobre as temáticas de interesse do III Narrativas podem se inscrever para apresentar resultados de pesquisas, reflexões teóricas e narrativas autobiográficas a respeito de suas pesquisas finalizadas ou em curso.

 

A equipe de organização do encontro convoca para a submissão de trabalhos nas sessões conversatórias. Os trabalhos devem ser enviados até o dia 30 de setembro. São 11 temas diferentes, listados a seguir, e as instruções para elaboração dos trabalhos estão disponíveis neste link aqui.

Conversatório 1 – Narrativas de interculturalidade: sentidos e práxis para a transformação

Conversatório 2 – Os intercâmbios epistolares como ferramenta de interculturalidades e decolonialidades

Conversatório 3 – Vivenciando a Educação na Matriz Africana

Conversatório 4 – Etnocenologia, educação e o século XXI: novos léxicos, locais de fala e suas relações decoloniais

Conversatório 5 – Pluralismo epistêmico, justiça cognitiva e decolonização do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: territórios educativos em disputa

Conversatório 6 – Decolonizar a escola: arte, crianças e infâncias

Conversatório 7 – Educar para as Relações Étnico-Raciais

Conversatório 8 – Narrativas Autobiográficas de estudantes indígenas

Conversatório 9 – Educação quilombola: território de (re)existência

Conversatório 10 – Autoria criativa, educação e consciência linguística: estudos críticos do discurso

Conversatório 11 – Trânsitos e trajetórias de pessoas LGBTQIAPN+ da escola à universidade: opressões e violências nos transcursos formativos