IFB do Gama sedia palestra sobre educação inclusiva voltado para público-alvo da educação especial
A Coordenação Regional de Ensino do Gama, juntamente com os professores do Atendimento Educacional Especializado das EC 22, CEF 01, CEF 03, CEF 08, CEF 11, CEM 01 e Cedel, realizam palestra “O trabalho colaborativo como apoio à inclusão escolar de estudantes públicos-alvo da educação especial”. O evento faz parte das ações da Semana de Conscientização da Educação Inclusiva para estudantes públicos-alvo da educação especial, tem apoio do Sinpro-DF e do IFB-Gama, sendo direcionado à professores da educação básica do Gama.
O professor mestre em educação inclusiva Inácio Athayde-Oliveira da rede de ensino pública do DF, que é pedagogo numa perspectiva bilíngue pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), será o mediador do evento que contará com palestra da docente doutora em psicologia pela Universidade Federal de São Carlos, Enicéia Mendes. Ela é integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da universidade, assim como coordenadora da rede de pesquisadores do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP).
A temática da palestra refere-se ao título do livro “Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: Unindo esforços entre educação comum e especial” escrito pela palestrante Enicéia Mendes, em parceria com Carla Vilaronga e Ana Paula Zerbato. De acordo com Marcilene de Carvalho, professora de surdos e alunos com deficiência auditiva do CRE Gama, a palestra será um momento importante de formação para os professores, pois contribuirá para ampliar e qualificar as ações que envolvem o planejamento de todos os agentes envolvidos no ambiente escolar com intuito de promover a reflexão sobre uma nova forma de abordar o ensino dos estudantes públicos-alvo da educação especial.
A professora Enicéia Mendes é uma grande contribuinte da pesquisa sobre a educação inclusiva, atuando em diversos temas relacionados à participação de estudantes público-alvo da educação especial, por exemplo: inclusão escolar desses estudantes no sistema nacional de avaliação da educação básica e ao uso de salas de recursos multifuncionais, jogos e tecnologia no ensino especial.
O professor Inácio Athayde-Oliveira destaca a importância da pesquisa da prática pedagógica inclusiva e colaborativa, além de políticas voltadas para o ensino especial: “Pensar em pressupostos que envolvem o ensino colaborativo com apoio à inclusão escolar de estudantes públicos-alvo da Educação Especial, perpassa pela concretização de princípios que norteiam a prática pedagógica inclusiva em que todos são beneficiados numa sala de aula. Porém, é fundamental a implementação de políticas públicas inclusivas que envolvam as diversas esferas: municipal, estadual/distrital e federal, com respeito”.
O evento acontecerá no dia 6 de março, no período da manhã, de 8h30 às 11h, e no período da tarde, das 14h até às 16h30.
Palestra “O trabalho colaborativo como apoio à inclusão escolar de estudantes públicos-alvo da educação especial”
Local: Auditório do IFB Gama
Data: 6 de março
Manhã: 8h30 às 11h
Tarde: 14h às 16h30