Hoje é o Dia do Estudante. Parabéns!!!


Nesta sexta-feira, 11 de agosto, é comemorado o Dia do Estudante – que guarda ligação direta do movimento estudantil brasileiro com a luta pela democracia. Não à toa, a data marca a fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE), maior e mais antiga organização da juventude brasileira.
Hoje, ao completar 80 anos de existência, a UNE se manifesta pela realização de eleições diretas no Brasil, frente ao grave cenário político nacional e as denúncias que afetam a Presidência da República. A entidade tem se manifestado duramente contra o governo federal, as reformas trabalhista e da previdência, defendendo a saída de Michel Temer e a realização das Diretas Já como forma de reconstruir a democracia nacional.
“Defendemos novas eleições gerais com as Diretas Já!, que devem vir acompanhadas também por uma intensa luta contra as reformas e todas as retiradas de direitos e pela apresentação de um programa que sirva de fato à juventude, às mulheres, aos indígenas, aos quilombolas, às comunidades tradicionais, aos negros e negras, aos LGBTs e à toda classe trabalhadora, ou seja, aos brasileiros”, afirma a presidenta da UNE, Marianna Dias.
Memória – Fundada em 11 de agosto de 1937, a UNE já nasceu sendo a principal força popular de combate ao nazismo no Brasil no período de eclosão da Segunda Guerra Mundial. Nos anos 1950, foi protagonista na campanha O Petróleo É Nosso! e na defesa da soberania nacional. Durante a ditadura militar, os estudantes foram os principais combatentes do regime, sofrendo com perseguições, torturas e mortes. A UNE também mobilizou a campanha pelas Diretas Já! e capitaneou o impeachment de Fernando Collor. Mais recentemente, lutou pela criação de programas como o ProUni, pela popularização da universidade e em defesa da democracia.

Mais história – Também em 11 de agosto, mas de 1827, D. Pedro I autorizou a criação dos primeiros cursos superiores no Brasil. Foram criadas as Faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e do Largo do São Francisco, em São Paulo, pioneiras no ensino superior.
Outra comemoração ligada à classe estudantil é o dia 17 de novembro, conhecido como o Dia Internacional do Estudante. A data remete à resistência estudantil à ocupação nazista, em 1939, na antiga Tchecoslováquia.
O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) e a categoria docente parabenizam todos os estudantes pelo seu dia!