Hoje é dia de mobilização em todo país

Acontece nesta quinta-feira, (16), em todo o país, a segunda etapa da Campanha “O Piso é Lei, Faça Valer!”, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Mais uma vez, os trabalhadores em educação da rede pública vão realizar atividades para pedir a implantação “Já” do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN).

A primeira fase da campanha, realizada no dia 16 de setembro, foi um sucesso. Doze estados atenderam a convocação da CNTE; aqueles que não paralisaram, realizaram atos e audiências públicas para chamar a atenção sobre a necessidade de os governos estaduais e municipais implementarem o piso o mais breve possível.

Desta vez, a CNTE espera uma mobilização ainda maior porque vai aproveitar as comemorações pelo Dia do Professor (15 de outubro) para enfatizar a necessidade de toda a categoria garantir um direito estabelecido por lei e que representa o reconhecimento do importante papel dos professores na formação de crianças, jovens e adultos. “Até pelo menos o mês de dezembro, sempre no dia 16, estaremos mobilizados em todo o país. Vamos lutar o quanto for preciso pela implementação do piso que representa a valorização do magistério”, afirma Roberto Leão, presidente da CNTE.

“Estmaos promovendo audiências públicas de esclarecimento aos profissionais de educação e à sociedade em geral sobre a importância do piso e das diretrizes nacionais da carreira, que integram o plano de luta para a concretização de uma educação pública de qualidade”, acrescenta Leão.

Nas capitais e no interior dos estados estão organizadas assembléias e audiências públicas, seminários, passeatas e panfletagens. Também a partir deste mês, as entidades filiadas vão organizar caravanas a Brasília para pressionar os parlamentares a não aprovarem projetos que possam propor alterações na lei do piso.