Grupo de pesquisa da UnB convida para “conversatórios” dia 1º de junho

O Grupo de pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades da Universidade de Brasília (GPDES/UnB) convida os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais para dois webnários no dia 1º de junho. Às 10h será realizado o conversatório Formas de Coabitar o Mundo: Diálogos Cosmopolíticos, que será transmitido pelo canal do GPDES no Youtube (https://youtu.be/BYXL1xEz3Vs). Às 17h será a vez do conversatório Ciências Ancestrais: Mundos e conhecimentos de outro modo, com transmissão pelo mesmo canal.

A atividade faz parte de uma série de 11 webnários que o GPDES/UnB pretende tratar do tema pedagogias antirracistas, decoloniais e periféricas, em preparação ao III Seminário Narrativas Decoloniais, Interculturais e Antirracistas em Educação, previsto para ocorrer em dezembro de 2022. O encontro terá transmissão totalmente virtual pelo canal no YouTube do grupo de pesquisa.

O primeiro webnários terá a participação de Edel Nazaré Santiago Moraes, da Comunidade extrativista e ribeirinha do Rio Pagão-PA; Joaquim Correa de Souza Belo, do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS-AP); Mariana Alejandra Solórzano Cruz, ativista Zapoteca, Istmo-México, e com o Mestre Rosildo Moreira do Rosário, da Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira, Saubara-BA. A debatedora será Ana Tereza Reis da Silva (GPDES/UnB), e a mediação ficará a cargo de Ramon Santana (UEAP).

Já o segundo webnários terá a presença de Emilia Flores Martínez, do Pueblo Maseaul, México; Lucas Ferreira dos Santos, Ilê Oni Bô Ará Ikó, Axé Oxumarê, Distrito Federal; Lucely Pio, Articulação Pacari de Plantas Medicinais do Cerrado, Comunidade Quilombola do Cedro em Mineiros, Goiás; e com o Tupã Mirim Ju Yan, do Povo Guarani, Tekoa Itakupe, de São Paulo. A debatedora será Juliana Merçon, da UV – México, e a mediação de Kátia Favila, da Universidade de Lisboa – Portugal.

Participe!