Gramática da Manipulação agora em versão para Kindle

A Quintal Edições acaba de lançar em versão eletrônica, no site da Amazon, o livro Gramática da Manipulação. Escrito pela jornalista e linguista Letícia Sallorenzo, a versão impressa do livro foi lançada em 2018. Com prefácio do jornalista Franklin Martins, Gramática da Manipulação é o resultado da dissertação de mestrado defendida pela autora em março daquele ano pelo Programa de Pós Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília, sob o título Gramática e Manipulação: Análise cognitivo-funcional de manchetes de jornais durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2014.

No livro, escrito em linguagem simples e informal, Sallorenzo analisa 340 manchetes de jornal internas e de capa, publicadas pelos jornais O Globo e Folha de S.Paulo durante o segundo turno das eleições. Antes da análise, a autora explica as diferenças entre sintaxe, semântica e pragmática, e como as informações linguísticas são organizadas no cérebro, no que ela identifica como processo de categorização. Também apresenta uma pesquisa acadêmica que comprova que um título tendencioso levará o leitor a apreender o conteúdo da reportagem de forma tendenciosa.

O livro é uma aula de português leve e divertida, a garantia de que você nunca mais vai ler uma manchete de jornal como antes e uma excelente dica para professores de português que querem dar uma sacudida nas turmas do final do Fundamental II ou do Ensino Médio.

A versão para Kindle de Gramática da Manipulação está disponível no site da Amazon por R$ 21,00, ou de graça para os assinantes Kindle Unlimited. Quem preferir a versão impressa, ´também será contemplado, mas tem que pedir no site da Quintal Edições, a R$ 42,00.