GDF não paga as creches conveniadas e crianças ficam sem atendimento

O Governo do Distrito Federal (GDF) não repassou os recursos financeiros devidos às creches conveniadas. Sem dinheiro, elas paralisaram suas atividades desde segunda-feira (7). Centenas de crianças de 0 a 6 anos ficaram sem atendimento e os funcionários realizaram protesto. Na sexta-feira (4), as creches conveniadas fixaram cartazes com o aviso sobre a paralisação sem previsão de retorno das atividades.
No comunicado, os(as) diretores(as) alegam falta do repasse de recursos financeiros para efetuar o pagamento de funcionários e o dos fornecedores, necessários para o funcionamento dessas instituições. Centenas de mães se queixam da negligência do governo e alegam que não têm como trabalhar porque não têm com quem deixar os filhos.
Em setembro, a Câmara Legislativa do Distrito Federal, por intermédio do deputado Chico Vigilante (PT), realizou uma Comissão Geral para debater a situação de dificuldade enfrentada pelas entidades filantrópicas que dirigem as creches públicas do Distrito Federal. À época, as entidades também demonstravam a disposição de paralisar os serviços.