Governo Bolsonaro quer barrar reajuste de 33% no piso de professores

2022 01 24 site reproducao redes sociais folha

Foto: Reprodução – Redes Sociais

Nesta segunda (24), o presidente da CNTE, Heleno Araújo, foi mencionado em matéria do portal Folha de S.Paulo – clique aqui para acessar a reportagem na íntegra.

Veja a seguir o trecho da matéria:

O presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Heleno Araújo, afima que a entidade já orientou sindicatos da categoria a judicializar a questão caso não haja atendimento à lei atual. “Há um movimento equivocado do MEC, orientado pela Economia e pressão da CNM, que não deseja aplicar o reajuste corretamente!, diz. “O ataque é no índice, e o INPC não atende as metas do PNE [Plano Nacional de Educação]”, diz.

O PNE prevê equiparação salarial dos professores à média de profissionais com a mesma titulação até 2024. Na média, docentes da educação básica ganhavam, em 2012, o equivalente a 65% da média dos demais profissionais com nível superior.

Esse percentual chegou a 78% em 2019, mas o próprio MEC, que fez o cálculo, diz que a alta se explica, em grande parte, pelo descréscimo de 13% do rendimento dos demais profissionais. Em abril de 2019, oito estados não cumpriam o piso, segundo a CNTE.

(Folha de S.Paulo, Paulo Saldaña, 24/01/2022)

Fonte: CNTE