Governador recua e diz que não vai demitir servidores concursados

Em entrevista ao Bom Dia DF, o governador Rodrigo Rollemberg afirmou que “não haverá, em hipótese alguma, demissão de servidores públicos concursados”. No dia 16 de maio o GDF publicou nota alardeando que está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e que para resolver a situação, a solução seria demitir servidores concursados.

O governador ainda abordou a contratação de professores temporários, mas o GDF precisa chamar os efetivos, já que muitos contratos temporários ocupam vagas de concursados. De outubro de 2014 até a data de hoje ocorreram várias aposentadorias, e nenhuma suprida por professores concursados.

A diretoria do Sinpro e a categoria não aceitam atitudes precipitadas e unilaterais, com projetos que possam prejudicar os(as) professores(as) e descaracterizar a luta dos trabalhadores, colocando as dificuldades orçamentárias para inviabilizar conquistas salariais. Esta é uma prática recorrente nos estados em que os governos se negam a negociar e não recebem os trabalhadores, diferentemente dos professores do DF – que têm reajuste garantido em lei.

Cabe destacar que a postura insistente do GDF em não dialogar com os servidores e se comunicar com as categorias apenas pela imprensa pode trazer consequências ruins para o Distrito Federal – para os servidores, para o serviço público e para a sociedade.

Evidentemente, existem diversas outras formas de corrigir as distorções e resolver o problema da LRF. O certo é que enxugar a máquina não passa por demissão de servidores de carreira. Isso é, no mínimo, um equívoco.

Por isso mesmo, os trabalhadores devem se preparar para ações que, com certeza, terão que ser efetivadas para garantir direitos e evitar a subtração de conquistas. E se preparar para a agenda de mobilização acerca das campanhas salariais para 2016.

O Sinpro convoca todos os servidores para participar da paralisação nacional, convocada para o dia 29, com ato na Praça do Buriti, às 10h.

Clique aqui e confira o trecho em que ele recua e diz que não irá demitir concursados (as).

Clique aqui e confira a entrevista completa do governador afirmando que não demitirá servidores públicos concursados (aos 10min e 30seg).