Governador anuncia número insuficiente de nomeações e não define quem receberá pecúnia

A exemplo de outras ocasiões, quando preferiu utilizar as redes sociais para passar informações importantes à população, o governador Rollemberg (PSB) soltou um vídeo em seu Facebook anunciando a nomeação de mais de 1 mil servidores(as) da educação. A publicação ocorrerá, segundo o anúncio, durante a primeira semana de fevereiro de 2018.
Além de não deixar claro no vídeo a quantidade de orientadores(as) educacionais que o GDF nomeará, as 648 nomeações de professores(as) anunciadas pelo governador é totalmente insuficiente para a demanda registrada pela rede pública de ensino do Distrito Federal.
Para se ter uma ideia da defasagem de profissionais existente hoje na rede, nos últimos três anos 3.383 professores(as) e orientadores(as) se aposentaram. Até o dia 23 de janeiro de 2018, o número de aposentadorias chega a 91. O Sinpro informa que até o momento a diretoria não foi informada sobre a quantidade de professores que serão nomeados por disciplina.
 
Ato público confirmado para esta quinta (25)
Diante disto o Sinpro mantém o ato público desta quinta-feira (25), às 15h, na Praça do Buriti, onde concursados do magistério público e professores/orientadores efetivos reivindicarão a nomeação de concursados.
 
Pecúnia da licença-prêmio
Também foi informado em rede social que o governo pagará R$ 9 milhões de pecúnias no dia 29 de janeiro de 2018 para profissionais aposentados de diversas secretarias. O sindicato também não recebeu informações detalhadas sobre qual valor será repassado para professores e orientadores aposentados, e deste volume qual será direcionado para o pagamento das pecúnias de 2016.
As pecúnias foram pagas até fevereiro de 2016 e o governo não informou quantos servidores da carreira magistério serão contemplados com este recurso.
 
 
Confira o quadro com a quantidade de aposentadorias:
2015: 693 aposentadorias
2016: 1.161 professores e 17 orientadores
2017: 1.400 professores e 21 orientadores
2018 (até 23/01): 91 professores