Gestores de escolas se reúnem no Sinpro para discutir Circular da SEE


Diretores(as) e vice-diretores(as) estiveram em reunião no Sinpro na manhã desta quarta-feira (27). O motivo do encontro foi debater e discutir ações acerca da Circular nº 8/2017, da Secretaria de Gestão de Pessoas do Governo do Distrito Federal (GDF), que convocou os(as) gestores(as) que acumulam cargos efetivos e funções de direção para optarem, em cinco dias, por uma das duas situações.
De acordo com o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Dimas Rocha, o Sinpro encaminhou justificativa à Secretaria de Educação e à Proeduc/Ministério Público solicitando o cancelamento da Circular nº 8, a prorrogação do prazo que foi dado e a manutenção dos gestores para que não sofram penalidades e permaneçam até o final do mandato. A reunião com o Ministério Público está agendada para sexta-feira (29), às 15h, na Proeduc.

“Temos duas preocupações centrais. A primeira diz respeito ao aspecto pedagógico, ou seja, com a boa continuidade da relação ensino/aprendizagem, evitando quaisquer prejuízos nesse sentido, interrompendo bruscamente a continuidade das políticas educacionais”, complementou o diretor de Organização, Júlio Barros.
A segunda preocupação, de acordo com o dirigente, é com a mudança radical na rotina profissional dos gestores “com medidas açodadas, que lhes dão apenas cinco dias para reorganizar a vida. Até porque eles se programaram e também não houve nenhum óbice ao registro de suas candidaturas”, disse.

Para além da prorrogação até o final do mandato, “nós queremos uma solução definitiva, que passa pelo cumprimento do artigo 11 do Plano Distrital de Educação – que estabelece que o Poder Executivo teria o prazo de 360 dias, após a aprovação do Plano, para encaminhar junto à Câmara Legislativa o projeto de revisão da Lei de Gestão Democrática, ou seja, esse problema poderia ter sido resolvido há mais de um ano”, enfatiza Júlio.
Por isso mesmo, o Sinpro exige que o PL da Gestão Democrática – que está parado na Casa Civil – seja imediatamente protocolado na CLDF, inclusive em regime de urgência.
Leia também >>Sinpro-DF convoca diretores e vice-diretores para reunião nesta quarta-feira (27)
Fotos: ECOM