Gestão democrática no sistema público de ensino do DF é o tema da ObsEB da UnB

O Observatório da Educação Básica da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (ObsEB/UnB) traz uma pauta preocupante e necessária para o próximo programa, dia 1º de setembro, às 18h30: a situação do sistema público de ensino do Distrito Federal. Com o tema Gestão democrática no sistema público de ensino do DF em risco, os professores Erasto Fortes, Adilson Cesar e Ana Sheila Costa debatem os problemas e propõem soluções para a educação pública da capital federal.

O encontro será on-line, com transmissão pelo Canal do projeto no YouTube https://bit.ly/3supAAA e pelo endereço do ObsEB no Instagram: @obsebfeunb: (https://www.instagram.com/obsebfeunb/).

A gestão compartilhada entre gestores(as) eleitos(as) e militares em escolas da Secretaria de Educação tem se caracterizado pela disputa de poder e pelo enfraquecimento da Gestão Democrática na rede pública de ensino do Distrito Federal. O projeto de militarização implantado com os argumentos de que melhoraria a qualidade do ensino, medida por exames externos à escola, construiria estratégias voltadas ao policiamento comunitário e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar, para promoção de uma cultura de paz e o pleno exercício da cidadania, na contramão do anunciado, tem se transformado em um verdadeiro desmonte da Gestão Democrática.

O Observatório de Educação Básica da FE-UnB é um espaço democrático de articulação com a sociedade que oportuniza o diálogo com profissionais da Educação Básica e Superior; pesquisadores(as) da Universidade de Brasília (UnB) e de outras instituições de educação superior; entidades representativas de estudantes e professores(as); Secretaria de Educação do DF/Escola de Aperfeiçoamento do Profissional da Educação; Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE); Associações de pais, mães ou responsáveis; Sindicatos e Conselhos de Educação, e demais interessados em questões relacionadas à Educação básica.