Reunião com gestores pauta problemas administrativos, financeiros e pedagógicos

O Sinpro-DF realizou, nessa terça-feira (17), reunião ordinária e virtual com os(as) gestores(as) de escolas. No encontro, os(as) participantes foram informados sobre o decorrer da Conferência Nacional de Educação (Conae) – Etapa Distrital e da concessão de AFAST durante o período da coordenação pedagógica para assegurar a participação de professores(as) e orientadores(as) educacionais nesse evento. Vale ressaltar a importância dos(as) gestores(as) na garantia dessa participação da categoria na Conae Distrital.

Na reunião, outras iniciativas do sindicato também foram informadas, como, por exemplo, a retomada da campanha em defesa da EJA e a importância da participação de todas as escolas nela. A diretoria do Sinpro também informou sobre as últimas notícias relativas às reuniões da Comissão de Negociação com o governo Ibaneis.

Os(as) gestores(as), por sua vez, também trouxeram demandas administrativas, pedagógicas e financeiras para a pauta, tais como falta de pessoal e necessidade de nomeações de concursados; aumento do número de estudantes em turmas, sobretudo nas séries iniciais previsto estratégia de matrícula; portaria que reduziu a quantidade de supervisores na maioria das escolas; atraso no repasse do PDAF, além dos recursos insuficientes para atender às necessidades básicas das escolas, como papel para impressões diversas, prováveis problemas operacionais que dificultarão o atendimento célere a eventuais necessidades da escola a partir da implantação do cartão PDAF; processo eleitoral da gestão democrática; precarização das condições de trabalho que, possivelmente, resultará em mais profissionais adoecidas; dentre outros.

O Sinpro informa que os encontros ordinários com os(as) gestores(as) dá continuidade ao espaço de diálogo e debate entre o sindicato e a gestão escolar para discutir as condições administrativas, financeiras e pedagógicas das escolas. A reunião faz parte da agenda de lutas da categoria e promove o debate sobre soluções para problemas e dificuldades na gestão escolar.

O próximo encontro poderá ser presencial e está previsto para ocorrer na segunda semana de novembro. Na ocasião, o Sinpro irá avisar a todos(as) os(as) gestores(as) que participam do Coletivo da Gestão Democrática pelos seus meios de comunicação. O sindicato destaca, ainda, que participação de todos(as) os(as) gestores(as) é de grande importância.

MATÉRIA EM LIBRAS