Gengivite: saiba tudo sobre essa doença

Você conhece as possíveis doenças bucais que você pode adquirir? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gengivite é uma doença que atinge cerca de 90% da população mundial.

A Gengivite é uma inflamação do tecido gengival que envolve o dente. Esta inflamação é causada geralmente pelo acúmulo da placa bacteriana, e se não for tratada a tempo pode evoluir para a periodontite, uma das principais causas da perda de dentes nos adultos.

Os sintomas da Gengivite são: gengiva inchada, dolorida, vermelha e sangramento ao escovar os dentes, passar o fio dental ou até mesmo ao mastigar alguns alimentos. Às vezes a Gengivite é indolor, se tornando cada vez mais importante visitar seu dentista regularmente.

Existem fatores que contribuem para o aparecimento da Gengivite, como gravidez, puberdade, pílulas anticoncepcionais, baixa na imunidade, uso do cigarro, medicamentos específicos, aparelhos ortodônticos, maus hábitos de escovação e deficiências nutricionais.

No caso de gravidez, os cuidados com a higiene bucal precisam ser redobrados. Na gestação, quase metade das mulheres (de 60 a 70%) sofrem desta doença. As alterações nas gengivas são mais evidentes a partir do segundo mês de gravidez, atingindo seu ponto máximo no oitavo mês.

Veja alguns conselhos para tratar e prevenir a Gengivite:

  1. Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, utilizando escova de cerdas macias.
  2. Use o fio dental para eliminar a placa bacteriana em regiões onde a escova não alcança.
  3. Procure o seu dentista de seis em seis meses, para que ele possa detectar e tratar a Gengivite.

 

Lembrando que o controle para este tipo de problema deve ser feito por você e por seu dentista por meio de visitas regulares. O Sinpro-DF e a OdontoGroup fazem uma parceria para que você, professor(a) e orientador(a) educacional, possam cuidar da sua saúde e aproveite os nossos benefícios sem limite de uso a partir de R$ 19,90.