GDF não paga pecúnia da licença-prêmio e mantém aposentados no prejuízo

Print
Categoria não vai descansar enquanto o governador não pagar o que lhe deve
Professores(as) e orientadores(as) educacionais aposentados(as) e a diretoria do Sinpro-DF ocuparam a frente do Palácio do Buriti, na tarde desta quinta-feira (2), para cobrar do Governo do Distrito Federal (GDF) o pagamento da pecúnia da licença-prêmio. Há um ano o governo Rodrigo Rollemberg (PSB) não paga esse direito aos(às) aposentados(as)e mais uma vez descumpre o calendário firmado com a categoria no dia 19 de maio.
A comissão de negociação foi recebida no Anexo do Palácio do Buriti por Wilson José de Paula, secretário Adjunto da Fazenda, que assumiu o compromisso de retomar o calendário com o pagamento da pecúnia da licença-prêmio, a partir do dia 15 de setembro, aos(as) servidores(as) públicos(as) aposentados(as) em 2015. A comissão de negociação cobrou um calendário para os(as) mais de 800 professores(as) e orientadores(as) educacionais que estão se aposentando em 2016, os(as) quais já estão contabilizando esse mesmo prejuízo.
Apesar dos vários alertas sobre a impaciência e irritabilidade da categoria docente com o governo Rollemberg  por causa da falta de seriedade e de compromisso com este e outros pagamentos devidos, como, por exemplo, o não pagamento da última parcela do Plano de Carreira, e da antipatia que este governo já conquistou no DF em menos de dois anos de mandato por causa dessas e de outras atitudes prejudiciais à classe trabalhadora, o adjunto disse que não poderia assegurar um cronograma.
Contudo, ele afirmou que assim que o governo definir o montante a ser disponibilizado para o pagamento da pecúnia da licença-prêmio, irá manter o Sinpro informado, mês a mês, sobre os valores a fim de que o sindicato possa realizar um monitoramento de tempo e quantia. Informou, ainda, que, segundo a metodologia adotada, o GDF definirá o valor máximo a ser pago todo mês e que após considerar esse valor é que irá efetuar o pagamento da pecúnia da licença-prêmio aos(às) servidores(as) públicos(as) do DF que têm esse direito a receber.
“O importante é que os companheiros e companheiras que estiveram lá tenham a total certeza de que a reunião que tivemos hoje com o secretário Adjunto de Fazenda é resultado da mobilização e da disposição de luta de todos e todas. Significa dizer que a nossa luta não acaba hoje, não se esgota agora, até porque o governo já disse várias vezes que faria o pagamento e não o fez. Por isso é importante que continuemos apostando na mobilização e na unidade da categoria”, declara Cleber Soares, diretor de Imprensa. A comissão de negociação informou sobre a realização da próxima Assembleia Geral da categoria, no dia 22 de setembro, e que professores(as) e orientadores(as) educacionais estão insatisfeitos como este governo.
“Essa política adotada pelo governo Rollemberg está condizente com o momento que estamos vivendo no país: um movimento nacional de retirada de direitos do(a) trabalhador(a). Rollemberg está alinhado com essa política e, por isso, mais do que nunca, a categoria precisa ter um olhar muito atento e solidário. Neste caso, o da pecúnia da licença-prêmio, o problema é, aparentemente, somente de quem está se aposentando, mas é de todos. Isso é uma demonstração do ataque que poderemos vir a sofrer. Diante dessa situação, a categoria precisa estar unificada, com um olhar crítico para as políticas dos governos e solidário para com a classe trabalhadora”, afirma Rosilene Corrêa, coordenadora da Secretaria de Finanças do Sinpro-DF.