GDF deturpa texto sobre gestão democrática em consulta pública

O Governo do Distrito Federal (GDF) trabalha para desqualificar a política da gestão democrática na rede pública de ensino da capital do país. A consulta pública aberta no dia 10 de agosto demonstra o claro objetivo de desvirtuar a política, os conceitos e a lei de gestão democrática.
O texto do projeto de lei sobre gestão democrática divulgado no site da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) para consulta pública não corresponde ao conteúdo encaminhado pelo Fórum Distrital de Educação (FDE).
A minuta entregue ao Poder Executivo pelo FDE foi elaborada com base nas diretrizes aprovadas na 6ª Conferência Distrital de Educação, realizada pelo Sinpro-DF entre os dias 24 e 25 de junho deste ano.
Após verificar a diferença no conteúdo, a diretoria colegiada do sindicato exigiu a retirada do atual texto do site da SEEDF. Mas o GDF não atendeu e manteve um conteúdo que não reflete o que os (as) professores (as) e orientadores (as) educacionais da rede pública de ensino defendem para uma gestão efetivamente democrática e seus princípios.
Com isso, o Sinpro discorda da forma como o GDF tem conduzido a consulta pública e afirma que ele não tem nenhuma relação com o que os (as) professores (as) e orientadores (as) educacionais defendem.
A SEEDF alterou o projeto à revelia da vontade da categoria, ignorando completamente as diretrizes e conceitos aprovados na 6ª CDE. Irá encaminhar à Câmara Legislativa do DF (CLDF) outro conteúdo. Por isso, o Sinpro-DF irá agir para tomar as medidas necessárias na CLDF”, avisa a diretoria.
Confira aqui o texto original da FDE, aprovado com base nas diretrizes aprovadas na 6ª CDE.