GDF confirma que 25 mil crianças aguardam por vaga em creches públicas do DF

Um grupo de mães do Recanto das Emas, região do Distrito Federal, reclama da falta de creches no local. Uma das poucas que existem foi fechada no começo do mês e deixou 250 crianças sem vagas. Agora, elas estão na mesma situação de outras 25 mil crianças que aguardam ansiosas por uma vaga.
Dois dos três filhos da servente de limpeza Fabiana Castro estão entre essas crianças que ficavam aos cuidados da creche Recanto Feliz, cuja dona está sendo investigada na Operação Matriarca, que trata de desvio de verbas. Ela tem um menino de 3 e uma menina de 5 – ambos fora da creche.
Com renda apertada, Fabiana é obrigada a desembolsar mensalmente R$ 400 para uma cuidadora de criança, que cobra ainda mais por ter que buscar sua filha mais velha na escola regular.
— A creche fechou e a regional não se responsabiliza. A creche só mantém esse convênio e não tem vínculo com o governo, tudo bem, mas as inscrições para entrar nela passavam pela regional e, agora que fechou, dizem que não têm responsabilidade? Me falaram que a espera para ser contemplada com uma nova vaga será de 3 meses a um ano. Tem mais de 100 mães na minha frente e eu já tinha esperado um ano para ser contemplada por essa vaga da creche que fechou.
Fabiana diz ainda que é mãe solteira e que não poderá arcar com um cuidador para as crianças por muito tempo.
— Eu sou sozinha com eles três, está muito puxado. Na creche era tudo de graça, era ótimo, sempre nos atenderam muito bem, mas ficamos à mercê.
De acordo com dados da Secretaria de Educação, atualmente 25 mil crianças aguardam uma vaga nas creches públicas do DF. Mas, um relatório do TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal) divulgado no início deste mês mostra que a situação pode ser ainda pior. Pelo documento, o atendimento de crianças de 0 a 3 anos de idade na educação infantil está “baixo”, já que somente 3,46% dessas crianças foram atendidas em 2012. Isso significa que apenas 6.034 crianças no universo de 174.404 conseguiram vaga em uma creche pública do Distrito Federal.
Além disso, o tribunal verificou que faltavam professores e monitores nas poucas creches da cidade, prejudicando o atendimento das crianças contempladas com uma vaga.
Em contato com o R7 DF, a Secretaria de Educação informou que o GDF (Governo do Distrito Federal) está trabalhando para atender o maior número de crianças possível, apesar da Legislação não obrigar a matrícula em unidades educacionais até cinco anos de idade. Para tanto, o órgão diz que está para inaugurar nove creches “com o intuito de minimizar dados do relatório” do TCDF.
(Do R7)