GDF atende pleito do Sinpro e aumenta vagas do concurso de pedagogo-orientador educacional

O Governo do Distrito Federal (GDF) atendeu à reivindicação do Sinpro e aumentou em vinte vezes o número de vagas ofertadas para o concurso de pedagogo-orientador educacional. A retificação do edital normativo nº 1/2014 com o aumento das vagas para o cadastro reserva foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (30).
A retificação prevê a convocação para avaliação de títulos “os candidatos aprovados e classificados na prova objetiva, em ordem decrescente, até a classificação correspondente a vinte vezes o número de vagas ofertadas no primeiro edita, incluindo os empatados na última posição e a reserva de vagas para os candidatos com deficiência”, indica a correção.
Essa conquista é resultado da luta do Sinpro-DF em favor dos pedagogos-orientadores educacionais e em defesa da qualidade do ensino público do Distrito Federal. Desde que o GDF publicou o primeiro edital do certame, o Sindicato tem exigido o aumento do número de pessoas no cadastro reserva.
No fim da primeira quinzena de dezembro, o GDF cedeu à exigência do Sindicato e dobrou o número de vagas para o cadastro reserva. Agora, o Sinpro está cobrando agilidade na conclusão das etapas do concurso.
Logo após a homologação do concurso, o Sindicato exigirá o cumprimento da Lei 5.105/13 com imediata contratação de pedagogos-orientadores educacionais para atender à necessidade de 1.200 profissionais, número previsto no Plano de Carreira do magistério público.
A própria realização do concurso para pedagogo-orientador educacional no segundo semestre deste ano é consequência da luta do Sinpro. Desde 2010 o Sindicato cobra do GDF a realização de um novo concurso para essa categoria a fim de corrigir a falta desse profissional na rede pública de ensino que, hoje, tem apenas 750 na ativa, quando o Plano de Carreira prevê 1.200.